Vila Velha, Brasil

16 dez

Vila Velha - Praia Barra do Jucu

Vila Velha é um município do estado do Espírito Santo, Brasil. Fundado em 23 de Maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo, figurando como a cidade mais antiga do estado, pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual. Vila Velha é a maior cidade do Espírito Santo, à frente da capital, Vitória. Tem um grande porte industrial, e é segundo o maior centro comercial do Estado, depois da capital, Vitória. Está a 5 km da capital do estado e possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica.

Pontos de interesse

Convento Nossa Senhora da Penha: É um dos santuários mais antigos do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios no ano de 1558. Conta uma famosa lenda que o Frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento e possuía um quadro de Nossa Senhora da Penha. Esse quadro desapareceu três vezes, e as três vezes o mesmo quadro foi encontrado no alto do morro onde foi construído o convento.

Fábrica de chocolates Garoto: A fábrica da Garoto não é mais apenas onde são fabricados os chocolates da marca: é uma atração turística em Vila Velha e recebe até 400 pessoas por dia para ver a produção de bombons. O Chocotour Garoto dura uma hora e meia e recebe cerca de 300 mil pessoas por ano. “Chocodutos” se estendem por 6 quilômetros dentro da fábrica e há paradas para degustação. O processo é bem tecnológico: é possível ver máquinas que embalam até 1.250 unidades por minuto. Para fazer o trajeto na área industrial, é preciso trajar calça comprida, blusa de manga e calçar tênis.

Morro do Moreno: Tem 274 metros de altura, conta com local para pesca, rampa para voo livre, fonte com água mineral, mirantes naturais, com espessa mata virgem à volta; possui três vias de escalada: duas de frente para a Terceira Ponte e uma de frente para a Praia da Costa. Orlado por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica, onde muitas pessoas vão para tirar fotos, fazer piqueniques ou caminhadas.

Museu Ferroviário: O Museu Vale é um museu situado na antiga Estação Pedro Nolasco da ferrovia Vitória-Minas. A Maria-Fumaça, locomotiva a vapor vinda da Filadélfia (EUA), foi adquirida em 1945 pela Companhia Vale. Restaurada em 1997, ainda se encontra em perfeito estado de funcionamento, bem como sua composição de carro de passageiros e vagão de cargas. O edifício-sede abriga o acervo permanente com 133 itens (84 peças e 49 fotografias) que contam a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A Sala da Construção, a Sala de Manutenção e a Sala das Estações são espaços expositivos que apresentam a história da ferrovia. Visitar essas salas é percorrer o passado. O Museu conta também com o Centro de Memórias, que possui um precioso patrimônio arquivístico. O Museu possui uma Maquete Ferroviária com 34m² de área construída, que ilustra todo o trajeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Há ainda o Painel Interativo, que explica o processo de extração do minério, o carregamento e o descarregamento dos vagões e de navios, o processamento do minério e nas usinas de pelotização no Complexo de Tubarão e como ele é transportado atualmente. O Museu Vale, desde sua inauguração, vem apresentando obras de artistas que pertencem à história da arte contemporânea nacional e internacional. As mostras são realizadas na Sala de Exposições Temporárias, localizada no edifício-sede e no Galpão de Exposições, um antigo armazém de cargas adaptado para exposições de grande porte.

Praia Barra do Jucu: Mar com ondas fortes, repuxo e águas escurecidas pelo rio Jucu, em que é freqüente a revoada das garças no final da tarde. A Barra do Jucu é uma antiga vila de pescadores que preserva as características de vila e seu folclore, como as Bandas de Congo que costumam tocar nos finais de semana, culinária típica e noite animada. A praia é point de surf, body board e canoagem sobre as ondas de onde saíram vários campões mundiais.

Quando visitar?

Vila Velha pode ser visitada durante todo o ano.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Vila Velha possui um clima tropical quente e úmido, com temperatura média anual em torno de 25°C.
  • Maiores informações: http://www.visitevilavelha.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: