Valparaíso, Chile

8 dez

Valparaíso - Vista a partir do Paseo 21 de Mayo

Valparaíso é uma cidade chilena localizada a 144km de Santiago. É uma cidade com casas coloridas e rodeada por 45 morros, cada um com sua visão particular do Oceano Pacífico. Além disso, Valparaíso abriga o principal porto chileno e se tornou a capital legislativa do país. Também não é para qualquer cidade-praia o status de patrimônio cultural da humanidade, título conferido pela UNESCO.

Pontos de interesse

Congresso Nacional do Chile: Inaugurado em 1990, o prédio contrasta com toda a arquitetura ao redor por ser moderno. Antigamente, a sede ficava em Santiago, mas acabou sendo transferida por conta de determinação da constituição de 1980. Ao lado, localiza-se a Plaza O’Higgins, onde, aos domingos, funciona a feira de antiguidades La Merced.

Muelle Prat: Localizado na parte central da orla de Valparaíso, ao lado da Zona Portuária, é o local de onde saem os barcos que levam os turistas para passear pela baía da cidade. Há dois tipos de passeios que podem ser feitos pela baía: o coletivo, em um barco com capacidade para mais de 50 pessoas, e o familiar, mais reservado, para até oito pessoas. A duração do passeio é de 30 minutos. É possível visitar o Santiaguillo (réplica do barco comandado pelo capitão espanhol Don Juan de Saavedra, descobridor destas terras em 1536) que infelizmente está bem deteriorado. Além disso, o local possui diversas lojinhas de artesanato proveniente de várias regiões do país.

Paseo 21 de Mayo: Além de ser o mirante mais concorrido no Ano Novo e de ter uma visão privilegiada da cidade (dali se vê o porto e seu movimento de contêineres), o Paseo 21 de Mayo é arborizado, possui uma feira de artesanato e o Museo Naval y Marítimo. Fica localizado no Cerro Artillería. Para ir ao alto, pode-se pegar o ascensor de mesmo nome ou subir as Calles Carampangue ou Taqueadero.

Casa de Neruda – La Sebastiana: Próxima ao Porto de Valparaíso, La Sebastiana foi a casa que Pablo Neruda (Prêmio Nobel de Literatura em 1971, poeta, diplomata e político) escolheu para fugir do cansaço que a cidade de Santiago lhe trazia. Neruda comprou esta casa quase pronta, que nunca havia sido ocupada por ninguém. Quem a construiu foi um engenheiro espanhol chamado Sebastián Collado, que não conseguiu ver seu sonho realizado: morreu antes de ela ficar pronta. A casa ficou abandonada por 10 anos, até que informaram a Neruda que ela existia. Dizem que ele queria uma casa que não estivesse nem muito acima e nem muito abaixo da cidade, que deveria ser solitária, mas não em excesso. Mas nutria o desejo de que seus vizinhos fossem invisíveis.

Quando visitar?

O verão é uma ótima época para visitar Valparaíso. O sol aparece perto das 5h e às 23h o céu ainda está iluminado.

Informações úteis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: