Ushuaia, Argentina

5 dez

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo

Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da Província da Terra do Fogo. Ushuaia é a cidade mais austral do mundo – também conhecida como o “Fim do Mundo” – tem pouco mais de cem anos e já possui uma história riquíssima. Em Ushuaia, se encontra  um entorno paisagístico espetacular, contornado por bosques, montanhas, rios e lagos. A cidade tem forte vocação turística e o setor tem recebido grande atenção oficial, buscando entre outras coisas quebrar a tendência ao turismo sazonal e diversificando as atrações por todo o ano. Seja ou não a cidade mais meridional do planeta, Ushuaia, localizada junto ao Canal de Beagle, é um das cidades mais frias da Argentina. As montanhas que a cercam e a pequena baía protegem seu porto, que há séculos recebe aventureiros com destino à Antártica. A cidade tem vários monumentos, edifícios históricos e museus dignos de uma visita. Tem boa rede de serviços e comércio, oferecendo marcas internacionais e produtos típicos da região como geléias, chocolates e artesanato, e boa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, onde são servidos pratos tradicionais como a centolla (um grande caranguejo), a merluza-negra, os mariscos, a truta e também o assado de cordeiro da Patagônia. Outros atrativos são os vários festivais e competições esportivas que se realizam ao longo de todo o ano, os shows de música, os bares e pubs, e as exposições de arte.

Pontos de interesse

Museu do Fim do Mundo: Localizadas em um edifício onde funcionou um banco entre 1910 e 1978, as cinco salas desse pequeno museu são dedicadas à história da ilha e de seus habitantes. O acervo abriga, entre outros, objetos de uso diário dos yamanas – os primeiros moradores do arquipélago, uma réplica do navio utilizado por Darwin em sua viagem pelo continente sul-americano e uma sala dedicada ao banco que ocupou o local antes do museu. Em relação a esse ultimo, sua existência foi fundamental para as operações financeiras locais, uma vez que antes de sua inauguração as transações eram feitas na chilena Punta Arenas.

Parque Nacional Terra do Fogo: Esse parque de 63 mil hectares foi criado em 1960 em antigo território do povo yámana. Um dos destaques é o Trem do Fim do Mundo, réplica do histórico trem dos presidiários que era utilizado para abastecer de lenha o povoado. A composição sai da Estación Fin del Mundo, a 8 km km de Ushuaia, e segue em direção ao interior do parque, passando por pontes, bosques e até a reconstrução de um antigo assentamento dos yámanas.O parque também conta com trilhas diversas, incluindo a do mirante da Baía Lapataia e aos bosques de lengas.

Ilha dos Lobos, dos Pássaros e Pinguinera: O passeio de barco segue pelo Canal de Beagle, divisa natural entre Argentina e Chile, passando por diversas ilhas, entre elas a Ilha dos Pássaros e a Ilha dos Lobos, onde é possível ver de perto leões marinhos tomando sol, brincando, dormindo e voltando para as pedras depois de um mergulho. Durante o trajeto também é possível avistar o Farol do Fim do Mundo, chamando Lhes Eclaireurs, um dos símbolos da cidade. Depois de algum tempo a mais navegando chega-se à Pinguinera, uma ilha repleta de pinguins de Magalhães, que chegam bem perto do barco para matar a curiosidade e olhar os visitantes de perto. Os pinguins só podem ser vistos nessa ilha durante o verão. Depois de março, ele caem nas águas geladas com seus filhotes e partem para novas aventuras.

Cerro Castor: O centro de ski do Cerro Castor, a 25km do centro, é o mais novo da América do Sul. A pista de esqui mais austral do continente se encontra a 26 km de Ushuaia e conta com 30 km de pistas distribuídas em vinte e cinco cursos para todos os níveis. No total, o complexo conta com 800 metros de desnível esquiável e uma área de 600 hectares.A lista de serviços inclui aluguel de equipamentos, como botas e esquis, aulas em grupos e particulares, tanto para esqui como para snowboard, bar, restaurante e um lodge localizado na base do Cerro Castor.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Ushuaia é de novembro a março.

Informações úteis

  • Moeda: Peso Argentino
  • Idioma: Espanhol (Castelhano)
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Visto: Brasileiros não necessitam de visto para entrar na Argentina.
  • Clima: O clima de Ushuaia é frio e úmido, temperado pelo mar e descrito como subpolar oceânico, com uma temperatura média anual de 4,7°C e uma pequena oscilação anual que vai de 0,5°C em julho a 10 °C em janeiro.
  • Maiores informações: http://www.turismoushuaia.com/pt
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: