Toulouse, França

28 nov

Toulouse - Catedral de Saint-Étienne de Toulouse

Toulouse é a capital e a maior cidade do departamento da Alta Garona e da Região da Médios Pirenéus e a quarta maior cidade da França. Situa-se no sul do país, nas margens do rio Garona. A região urbana de Toulouse tem cerca de 1.120.000 habitantes. Faz parte da França desde 1271. O nome desta cidade deu origem aos nomes das localidades de Tolosa, em Portugal e Tolosa, na Espanha. Ela é chamada a cidade rosa em razão da cor do principal material de construção tradicional local. Se Paris é a capital da França, Toulouse é o campus do país. Com três importantes universidades e um próspero centro de alta tecnologia, incluindo a sede da Airbus, a quarta maior cidade da França zune com inventividade e criatividade.

Pontos de interesse

Museu dos Agostinhos: também conhecido como Museu de Belas-Artes da cidade de Toulouse, é um museu instalado em um mosteiro gótico da cidade. Possui uma rica coleção de esculturas medievais, uma das mais importantes da França, e de pinturas que abrangem desde a Idade Média até o século XIX. Em suas primeiras dotações o Museu dos Agostinhos recebeu cerca de 600 obras transferidas de coleções nacionais, incluindo Guercino, Perugino, Rubens e Philippe de Champaigne, e desde então foi sendo ampliado com trabalhos de Ingres, Van Dyck, Delacroix, Corot, Courbet, Laurens e muitos outros mestres, compondo na atualidade cerca de 4 mil itens. O principal de sua coleção são as pinturas internacionais, e as esculturas, que privilegiam a cultura ocitânica e românica. Muitas obras foram para lá provenientes de confiscos, durante a Revolução Francesa, de bens da Igreja e de coleções privadas, especialmente do cardeal François-Joachim de Pierre de Bernis e de Louis-Auguste le Tonnelier, Barão de Breteuil. Diversas esculturas antigas ora preservadas no museu foram salvas durante as inúmeras destruições de edifícios religiosos que ocorreram durante o século XIX, destacando-se a estatuária e capitéis do antigo priorado beneditino de Notre-Dame de la Daurade, da Catedral de Saint-Étienne, e da Basílica de Saint-Sermin.

Basílica Saint-Sernin de Toulouse: é uma igreja católica consagrada em 1096 pelo papa Urbano II e elevada à categoria de basílica em 1878. Foi um dos mais importantes centros de peregrinação do ocidente na Idade Média. É a maior igreja românica conservada na Europa.

Catedral de Saint-Étienne de Toulouse: é um proeminente templo da Igreja Católica Romana na cidade francesa de Toulouse. A origem exata desta catedral ainda é desconhecida. Os primeiros relatos da catedral datam de 1071, quando o bispo de Tolouse ordenou sua reconstrução em um plano arquitetônico melhor elaborado. Junto à catedral, situa-se o Palácio Episcopal, atualmente ocupado pela Prefeitura.

Place Du Capitole: o Capitólio é o coração da cidade. Hoje em dia é a câmara municipal e serve como teatro. É o melhor exemplo de arquitetura do século XIX, junto com as obras de Jean-Paul Laurens e Enrique Martín.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Toulouse é durante a primavera ou verão.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Francês
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Os cidadãos brasileiros que desejarem se dirigir à França em viagem turística estarão isentos da exigência de visto. Esta medida aplica-se exclusivamente às estadas inferiores a 3 meses.
  • Clima: A cidade beneficia, pelas influências oceânicas e mediterrâneas, de um clima temperado entre o outono e a primavera, e de um verão relativamente quente e seco. Os meses mais chuvosos são os de abril, maio e junho. As temperaturas mínimas chegam no mês de janeiro a aproximadamente aos -5°C e as temperaturas maximas em agosto aos 35°C.
  • Maiores informações: http://www.toulouse-tourisme.com/ (em francês)
Anúncios

Uma resposta to “Toulouse, França”

  1. José Elmano Cavalcanti 28 de agosto de 2015 às 15:10 #

    Primavera e verão é a melhor época para visitar Toulouse. Mas… Corresponde a que meses?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: