Toledo, Espanha

25 nov

Toledo - Alcázar de Toledo

Toledo é um município da Espanha na província de Toledo, comunidade autônoma de Castilla-La Mancha. Cercada pelo Rio Tajo, Toledo foi a capital da Espanha durante o período em que o país foi dominado pelos visigodos. A rica e diversificada arquitetura desta bela cidade mostra as diferentes influências que marcaram sua trajetória.

Pontos de interesse

Alcázar de Toledo: O edifício mais prontamente identificável na silhueta de Toledo é o austero Alcázar de Carlos I. Construído para ser o palácio real, com a mudança da corte para Madri passou séculos sem uso muito definido. Talvez o momento mais dramático de sua existência tenha sido o cerco republicano de 1936, quando forças nacionalistas resistiram por setenta dias até serem libertadas, já com a edificação praticamente destruída. O coronel Moscardo, líder da defesa, foi alçado a herói nacional. Reconstruído pelo general Francisco Franco como um monumento à causa nacionalista, o Alcázar hoje abriga um museu do exército.

Catedral de Toledo: O Alcázar domina o cenário de Toledo, mas boa parte dos melhores e mais esplêndidos tesouros da cidade estão na grandiosa Catedral. Iniciada no século 13, apesar de ter uma arquitetura predominantemente gótica, possui elementos de vários outros estilos, incluindo o barroco. Não são poucos os destaques da imponente igreja, mas o incrivelmente decorado retábulo do altar-mor, o ostensório mantido no tesouro maior e a iluminada escultura El Transparente são joias inesquecíveis. São igualmente imperdíveis os trabalhos no coro, no silencioso claustro e na impressionante sacristia, repositório de obras de Caravaggio, Ticiano, Goya, Rubens e, é claro, El Greco.

Sinagoga del Transito: Contruída entre 1336-1357, fechou as portas em 1494 quando os judeus foram expulsos da Espanha. Já foi hospital, igreja e hoje abriga o Museu Sefardi.

Sinagoga de Santa María la Blanca: O interior é branco e restaurado, as cinco naves são divididas por arcos em ferradura. Em 1405 a Sinagoga tornou-se igreja e recebeu o nome que tem hoje. Os três altares foram decorados por Covarrubias.

Quando visitar?

Os melhores meses para visitar Toledo são abril, maio e outubro.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Brasileiros estão isentos de visto de turismo/negócios para a Espanha, para permanência de até 90 dias.
  • Clima: Toledo tem um clima mediterrânico, com influência continental. As temperaturas no inverno são frias, com geadas frequentes, embora menor do que em outras partes da Espanha. No verão as temperaturas são altas, e ocasionalmente ultrapassam os 40°C.
  • Maiores informações: http://www.mitoledo.com/ (em espanhol)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: