Tiradentes, Brasil

24 nov

Tiradentes - Matriz de Santo Antônio

Tiradentes é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Em comparação com outras cidades históricas mineiras, Tiradentes é bem menor (são 7.000 moradores; Ouro Preto tem 70.000) e aparenta ser mais organizadinha. Enquanto outras já tem muitas construções contemporâneas, como Sabará, vizinha a Belo Horizonte, ela é quase toda formada por construções históricas, até mais conservadas.

Pontos de interesse

Matriz de Santo Antônio: Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Museu Casa de Padre Toledo: É um museu da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, ligada à UFMG. O prédio é uma construção do final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas, sete forros pintados, destaca-se aquele que representa os cinco sentidos, com figuras da mitologia grega. Nesta casa morreu Padre Toledo, um dos cabeças da Inconfidência Mineira. Foi um dos locais onde se conspirou em 1789.

Estrada de Ferro Oeste de Minas: A Estrada de Ferro Oeste de Minas que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes foi inaugurada em 1881 com a presença do Imperador Dom Pedro II, funcionando ininterruptamente até hoje. A linha foi construída em bitola de 76 cm. O trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por “Maria Fumaça”. Há exemplares de fins do século XIX, mas as locomotivas que circulam são do início do século XX. A Estrada de Ferro Oeste de Minas já possuiu 720 quilômetros em bitola de 76 cm. Hoje somente o trecho de 12 quilômetros que liga São João del-Rei a Tiradentes está em funcionamento.

Chafariz São José: No início da ladeira que leva à Igreja Matriz, localiza-se um bonito chafariz, construído em 1749 para abastecer a então vila com água potável, também era utilizado para lavagem de roupa e para bebedouro de animais, principalmente cavalos. Possui um aqueduto construído pelos escravos da época, que traz a água de uma nascente a 1 km de distância, o chafariz está em funcionamento até hoje.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Tiradentes é durante a primavera ou outono, quando o clima é mais agradável.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Com um clima tropical de altitude,Tiradentes apresenta temperatura média anual bem agradável, ficando em torno dos 23°C.
  • Maiores informações: http://www.tiradentes.mg.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: