Sorocaba, Brasil

12 nov

Sorocaba - Biblioteca Municipal

Sorocaba é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo. Ao longo dos últimos doze anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das dez cidades mais bonitas do estado de São Paulo. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba). A cidade é um importante polo industrial no interior do estado de São Paulo e do Brasil. A cidade conta com setenta quilômetros de ciclovias criadas nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. O planejamento do município prevê a construção da maior rede cicloviária da América Latina nos próximos anos e a implantação de um sistema de bicicletas públicas, semelhante ao das cidades européias de Barcelona e Paris.

Pontos de interesse

Biblioteca Municipal: O acervo reúne obras raras da literatura e valioso material sobre a memória de Sorocaba, com livros, jornais, revistas, entre outras publicações. Dispõe de mais de 4 mil volumes em livros impressos no sistema Braile e 390 títulos de livros falados.

Estação Ferroviária: A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1875, como o ponto final da Estrada de Ferro Sorocabana que, não por acaso, tem esse nome: a ideia original dos donos era ligar Sorocaba a São Paulo pelo caminho mais curto. A Sorocabana teve grande importância para o desenvolvimento econômico de Sorocaba e do Brasil, principalmente entre o final do século XIX e o início do XX. A Prefeitura de Sorocaba recebeu o direito de uso do prédio histórico e dos dois armazéns anexos à estação da antiga Rede Ferroviária Federal, em 2006.

Mercado Municipal: O Mercado Municipal foi inaugurado em 1938 como principal centro comercial de Sorocaba. Construído em estilo art-decó, o prédio substituiu outro que existia no local, que já não comportava o volume de mercadorias. Considerado um dos cartões-postais da cidade, o Mercado vende uma grande variedade de produtos, como frios, laticínios, açougue, peixaria, grãos, hortifrutigranjeiros, especiarias, entre outros.

Palacete Scarpa: Um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade e um dos cartões-postais de Sorocaba, o Palacete Scarpa é sede da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult). O prédio em estilo neoclássico com linhas greco-romanas possui um amplo Espaço de Exposições e salas para oficinas culturais. O Palacete Scarpa começou a ser construído em 1921, sendo a primeira agência bancária de Sorocaba, além do primeiro edifício da cidade a ter três pavimentos e elevador, do tipo gaiola. Ao longo das décadas, o prédio deixou de ser banco e já abrigou um hotel, Correios e a Delegacia Regional Tributária, da Secretaria Estadual da Fazenda.

Teatro São Rafael: Considerado patrimônio histórico, o antigo Teatro São Rafael foi construído pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, sorocabano e patrono da Polícia Militar, nos fundos da residência de seus pais. Inaugurado em 1844, foi considerado uma das melhores casas de apresentações artísticas do Estado de São Paulo. Entre 1935 e 1981, o prédio histórico se tornou sede da Prefeitura de Sorocaba e, posteriormente, da Câmara Municipal, de 1981 a 2000. Atualmente, o espaço é ocupado pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos, que tem como objetivo patrocinar e incentivar o desenvolvimento da cultura e das artes da cidade.

Usina Cultural: Prédio histórico tombado em 1996 e localizado à margem do Rio Sorocaba, a Usina Cultural “Ettore Marangoni” é um espaço cultural alternativo para apresentações de peças teatrais, cinema e dança. O espaço possui arquitetura que expressa requinte e beleza, sendo uma das mais significativas que surgiram em Sorocaba entre o final do século XIX e início do XX.

Quando visitar?

Sorocaba pode ser visitada o ano todo.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Sorocaba apresenta um clima subtropical, temperado, sendo o mês mais frio Julho (média de 10°C) e o mais quente Fevereiro (média de 25°C).
  • Maiores informações: http://www.sorocaba.sp.gov.br/ e http://www.sorocaba.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: