São Tomé das Letras, Brasil

4 nov

São Tomé das Letras - Gruta São Thomé

São Tomé das Letras é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua localização privilegiada, aliada com seu ar rústico e tipicamente mineiro do interior, em ponto montanhoso e elevado a 1 440 metros acima do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor), faz com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de pessoas ligadas às artes em geral. Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome: Cidade Mística.

Pontos de interesse

Gruta São Thomé: Nessa gruta, que fica ao lado da Igreja Matriz, originou-se a história da cidade. Foi o local onde o escravo João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.

Cachoeira Shangri-lá: Lugar belíssimo, onde um córrego de águas límpidas desliza sobre pedras quartzito rosa, formando vários e pequenos poços ideais para banho. Fica a 16 km do centro da cidade, com acesso por estrada de terra. Nesse local também podem ser encontradas várias inscrições rupestres.

Cachoeira Eubiose: Esta é uma cachoeira que não oferece perigo, pois não é profunda. Distando 2,5 km da cidade, tem esse nome devido à Sociedade Brasileira de Eubiose, proprietária da área no entorno.

Mirante: O mirante foi construído no local mais alto do Parque Antonio Rosa, de onde se pode observar toda a magnífica paisagem de São Thomé das Letras e região. É um ótimo lugar para relaxar e meditar, dada a tranqüilidade e paz de espírito reinante no local. De lá, se tem uma visão privilegiada da Pirâmide e do Cruzeiro.

Quando visitar?

Não há melhor época para ir à São Tomé das Letras. Normalmente o clima é agradável durante o dia, com noites frias.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima é do tipo tropical de altitude, que caracteriza-se por verões brandos e úmidos e invernos secos, o período seco vai de abril a setembro. A média das temperaturas máximas é de 26°C e a das mínimas é de 14°C.
  • Maiores informações: http://www.saothomedasletras.net/ e http://www.visitesaothome.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: