São Petersburgo, Rússia

3 nov

São Petersburgo - Catedral de Santo Isaac

Capital da Rússia entre 1712 e 1917, São Petersburgo, às margens do rio Neva, no Mar Báltico, é um dos destinos mais cobiçados do turismo mundial. Celebrada em verso e prosa por artistas como Dostoievsky, Pushkin e Gogol, é frequentemente chamada de, somente, Petersburgo e informalmente conhecida como Piter. Entre as cidades do mundo com mais de um milhão de pessoas, São Petersburgo é a que está mais a Norte. O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem patrimônio mundial da UNESCO.

Pontos de interesse

Museu Hermitage: É um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. Neste conjunto o papel principal cabe ao Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares quase ininterruptamente desde sua construção até a queda da monarquia russa. Organizado ao longo de dois séculos e meio, o Hermitage possui hoje um acervo de mais de 3 milhões de peças. O museu mantém ainda um teatro, uma academia musical e projetos subsidiários em outros países.

Catedral de Santo Isaac: Uma das mais finas arquiteturas do século 19, a Santo Isaac é conhecida como uma das principais catedrais do país. Seu interior é decorado com esculturas, pinturas, pedras preciosas, mosaicos e vitrais. Em sua fachada, colunas de granitos. Sua parte superior oferece uma magnífica vista da cidade.

Fortaleza de Pedro e Paulo: É a cidadela original de São Petersburgo. Desenhada por Domenico Trezzini e fundada em 1703. A fortaleza foi planejada como defesa contra uma possível invasão sueca, por isso os canhões e um arsenal armamentista próximo. Contém diferentes edifícios memoráveis, entre eles a Catedral de Pedro e Paulo, onde estão enterrados os czares desde Pedro, o Grande a Nicolau II e sua família. Outras atrações localizadas dentro incluem a Prisão de Trubetskoy, o Museu da Exploração Espacial, etc.

Castelo Mikhailovsky: Também chamado de Castelo de São Miguel ou Castelo do Engenheiro, é uma antigo palácio Real russo, situado no centro histórico de São Petersburgo. O Castelo Mikhailovsky foi construído como residência para o Imperador Paulo I, pelos arquitetos Vincenzo Brenna e Vasili Bazhenov, entre 1797 e 1801. O palácio tem uma aparência diferente em cada um dos lados, uma vez que os arquitetos usaram os motivos de vários estilos arquitetônicos, tais como o Classicismo francês, o Renascimento italiano e o Gótico.

Quando visitar?

A melhor época para visitar São Petersburgo é de maio a outubro. Entretanto, se você não tem medo de enfrentar o frio, janeiro e fevereiro são mais bonitos – muitas horas de luz do dia, céu azul e limpo, sol e neve brilhante.

Informações úteis

  • Moeda: Rublo
  • Idioma: Russo
  • Fuso horário: +4 (UTC)
  • Visto: Cidadãos brasileiros são isentos de visto para Rússia com permanência até 90 dias.
  • Clima: São Petersburgo tem um clima continental úmido. Por causa da influência do Mar Báltico, os verões são mornos, úmidos e curtos, enquanto os invernos são longos e frios. A temperatura média anual é de 5°C.
  • Maiores informações: http://www.visit-petersburg.com/ (em russo e inglês)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: