São Luís, Brasil

1 nov

São Luís - Centro Histórico

São Luís é um município e a capital do estado do Maranhão, no Brasil. É a única cidade brasileira fundada por franceses, tendo sido posteriormente invadida por holandeses. Em seguida, foi colonizada pelos portugueses. Capital do reggae, São Luís é banhada por mar, rio e por muita cultura. A cidade  tem manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho. Além disso, possui o Tambor de Crioula, o Cacuriá, o “Tambor de Mina” (religião afro-brasileira, que tem na Casa Grande das Minas Jeje – fundada em meados do século XIX – seu mais importante terreiro, ou Querebetan). Estas manifestações acontecem no período das festas juninas.

Pontos de interesse

Centro Histórico: É a principal atração da capital maranhense. O vasto conjunto arquitetônico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco abrange centenas de sobrados, igrejas, fontes, lampiões e até os paralelepípedos e as calçadas. Há desde construções grandiosas, como o mercado Casa das Tulhas, na Praia Grande, com quatro fachadas distintas em combinações de cores, telhados e revestimentos, até pequeninas casas de porta e janela e as chamadas casas de “meia-morada”, com duas janelas rente à calçada. O estado de preservação do patrimônio varia do bom ao péssimo. Entre os pontos mais visitados por turistas estão as ruas Portugal, da Estrela e do Giz, onde alguns casarões coloniais abrigam museus importantes, como a Casa de Nhozinho e o Museu de Artes Visuais.

Catedral da Sé: Construída por jesuítas, é uma homenagem a Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses nas batalhas contra o exército francês em São Luís. Em 1922, com a construção da segunda torre, ganhou o estilo neoclássico que apresenta até os dias de hoje. O destaque do interior fica por conta do altar-mor, todo revestido de ouro e elaborado com mão de obra indígena. Na construção anexa, funciona a Arquidiocese de São Luís.

Palácio dos Leões: Os leões de juba de pedra guardam a entrada. Na fundação da cidade, em 1612, tinha o nome francês de Fort Saint Louis. A sede do governo do Estado expõe telas de Vítor Meireles (1832-1903) e móveis dos séculos 18 e 19. Da antiga fortaleza erguida pelos franceses, no século 17, e reformulada por vários governadores no século 20, restaram as figuras de são Cosme e são Damião.

Teatro Arthur Azevedo: Construído no início do século 19 por comerciantes portugueses, saudosos das apresentações que assistiam nos palcos de Lisboa. O teatro tem estilo neoclássico com detalhes do barroco e do rococó, e passou por restaurações que o mantiveram muito bem-conservado. Na visita guiada, você conhece a plateia, o salão nobre, os camarotes, as galerias, as varandas (onde o funcionamento do palco é explicado), os camarins e o palco. Aberto somente para visitas guiadas e espetáculos.

Quando visitar?

São Luís tem atrativos o ano todo mas a melhor época para se visitar a cidade é entre os meses de junho a dezembro. Durante este período, chove pouco e o vento constante ameniza o calor.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de São Luís é tropical, quente e úmido. A temperatura mínima na maior parte do ano fica entre 20°C e 23°C graus e a máxima geralmente fica entre 29°C e 32°C. Apresenta duas estações distintas: a estação seca, de agosto a dezembro, e a estação chuvosa, de janeiro a julho.
  • Maiores informações: http://www.visitesaoluis.com/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: