São José dos Campos, Brasil

31 out

São José dos Campos - Parque da Cidade

São José dos Campos é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. A cidade está localizada entre as duas maiores cidades do Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro – e está próxima do Litoral norte do estado e da Serra da Mantiqueira. O município abriga indústrias dos setores aeroespacial, de telecomunicação e automotivo. É sede de importantes institutos de pesquisa científica do país, com destaque para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Pontos de interesse

Parque da Cidade: Com um total de área de 960.000 m², o Parque possui vários atrativos como lago, ilha artificial e uma ampla área verde ideal para trilhas para caminhadas e por onde circulam animais típicos da região, como as capivaras e garças, que com certeza fazem o visitante sentir-se em um verdadeiro espaço natural. Dentro do Parque, se encontra também, a antiga residência da família Olivo Gomes que conta com projeto arquitetônico do escritório de Rino Levi e tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx, e que pode ser vista e apreciada por todos os que lá visitam.

Museu de Arte Sacra: Instalado na Capela Nossa Senhora Aparecida, o museu possui um acervo com imagens, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, etc.

Parque Tecnológico: é um empreendimento para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. Faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, sendo o primeiro a receber o status definitivo no sistema, e é um dos parques tecnológicos mais avançados do Brasil. O parque está instalado em Eugênio de Melo, distrito da zona leste de São José dos Campos, possui centros de desenvolvimento tecnológicos nas áreas de energia aeronáutica, saúde, e recursos hídricos e saneamento ambiental; e possui um centro empresarial com empresas atuantes nos setores de tecnologia da informação e comunicação, instrumentação eletrônica, geoprocessamento, aeronáutica, e biomedicina.

Museu do Folclore: Criado em 1997, o museu do Folclore é uma instituição que divulga o folclore da cidade e da região por meio do desenvolvimento de atividades, encontros e exposições que apoiam e estimulam grupos folclóricos. Possui uma biblioteca com acervo composto por livros sobre diversos assuntos estudados pelo folclore, documentação em vídeos, fotos e gravações de manifestações populares, festas cíclicas, cívicas, religiosas entre outras. O museu fica localizado dentro do Parque Roberto Burle Marx, numa das antigas casas de hóspedes da família Gomes.

Quando visitar?

A melhor época para conhecer São José dos Campos é entre maio e outubro, por ter um volume pequeno em chuva.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de São José dos Campos é tropical de altitude, com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 21°C. Os invernos são secos e amenos (raramente frios de forma demasiada) e os verões são chuvosos com temperaturas moderadamente altas.
  • Maiores informações: http://www.sjc.sp.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: