Santo Domingo, Republica Dominicana

28 out

Santo Domingo - Alcázar de Colón

Santo Domingo é a capital e maior cidade da República Dominicana. A cidade é a capital mais antiga do Novo Mundo e tem personalidade e tradição, diferente de suas vizinhas caribenhas que mais parecem free-shops em cidades cenográficas. Aqui está enterrado Cristóvão Colombo, que deixou em testamento seu desejo de repousar eternamente na ilha. A Cidade Colonial de Santo Domingo é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Pontos de interesse

Cidade Colonial: O Centro Histórico de Santo Domingo é o mais antigo assentamento europeu nas Américas. Depois da descoberta da ilha de Hispaniola, sucessivos exploradores ibéricos estabeleceram uma colônia na região junto ao rio Ozama no ano de 1498. Nicolas Ovando e Diego Colón (filho de Cristóvão Colombo) destacaram-se no estabelecimento do mais bem sucedido posto avançado da coroa espanhola, erguendo muralhas, fortes e igrejas, além de outras edificações. Diversas construções ainda são testemunhas deste período, formando um conjunto hoje listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade foi construída em formato de grade – uma referência para as futuras áreas urbanas no Novo Mundo -, e hoje muitas de suas principais construções ainda recebem os turistas. Entre os destaques estão a Catedral de Santa María La Menor, a mais antiga do continente, assim como a Fortaleza Ozama e a torre Homenaje, o portal da muralha e o Alcázar de Colón.

Alcázar de Colón: No coração da Zona Colonial e um dos cartões-postais da cidade, a casa onde morou a família Colombo por mais de três gerações foi transformada em museu e recebe turistas interessados em conhecer os aposentos e objetos que pertenceram a Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo, e à Maria de Toledo, sua esposa.

Catedral de Santa María La Menor: A mais antiga catedral das Américas, listada como patrimônio da humanidade pela UNESCO, foi construída na primeira metade do século 16. Sua massiva fachada possui feições simples em pedra calcárea. Em seu interior estão algumas peças históricas, como retábulos, o trono arcebispal e outras peças e mobiliários de cunho religioso. Os supostos restos mortais de Colombo permaneceram aqui por alguns anos, até serem transferidos para o Faro de Colón.

Faro de Colón: Monumento, centro cultural e museu, foi construído em 1986, mas inaugurado somente em 1992. Com 206 metros de altura, o local é onde os dominicanos dizem estar os restos de Cristóvão Colombo. Um aspecto interessante é o sistema de iluminação que, quando em funcionamento, projeta uma cruz gigante no céu.

Fortaleza Ozama: Localizada na famosa Calle Las Damas, a primeira edificação militar das Américas já abrigou mais de seis bandeiras diferentes, entre elas a da Espanha, Jamaica, Peru, México, Cuba e Colômbia. Abriga a Torre del Homenaje, de onde é possível ter uma vista quase panorâmica da cidade.

Quando visitar?

A época mais agradável para visitar Santo Domingo é de dezembro a abril.

Informações úteis

  • Moeda: Peso dominicano
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: -4 (UTC)
  • Visto: Brasileiro não precisa de visto para entrar na República Dominicana, só de um cartão de turismo, válida uma entrada até 60 dias.
  • Clima: O clima em Santo Domingo é tropical, com temperatura média anual de 25ºC.
  • Maiores informações: http://www.turismosantodomingo.com/ (em espanhol)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: