Santiago, Chile

26 out

Santiago - Palácio de La Moneda

Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes. É o maior e mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país. Com vários atrativos históricos e culturais, museus, palácios, mirantes, shows, vida noturna intensa, compras, entre outros, se tornou, principalmente após o “boom” econômico da década de 1990, uma grande opção turística. Além disso, se encontra a menos de 100km do litoral e de estâncias de esqui (entre elas, a mais moderna da América do Sul).

Pontos de interesse

Museu Nacional de Belas Artes: Aberto em 1910, o museu exibe esculturas e pinturas de artistas europeus e chilenos, dos séculos 16 a 20. São 5.600 obras montadas em um belíssimo edifício neoclássico, que também abriga mostras temporárias com peças de outras instituições.

Palácio de La Moneda: É a sede da Presidência da República do Chile. Também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo. Construído entre 1786 e 1812 para ser a Casa da Moeda, impressiona pela largura das paredes projetadas para suportar possíveis terremotos, recorrentes na região. Por este motivo, é um dos poucos exemplos da arquitetura colonial espanhola que resistiram ao tempo em Santiago. Na praça, é possível ver estátuas de todos os presidentes do Chile, com destaque para a de Salvador Allende.

Plaza de Armas: O marco zero do Chile tem muita história para contar: começou a existir na primeira metade do século 16, tornando-se o principal ponto comercial na época da Colônia. Durante o dia, fica abarrotada de vendedores, turistas e trabalhadores. É lá que o visitante encontra a Catedral Metropolitana de Santiago, considerada monumento nacional.

Mercado Central: Dizem que geralmente o mercado da cidade guarda muito da alma de seu povo. O Mercado Central de Santiago -inaugurado em 1872- não foge à regra, apesar de parecer sempre enamorado do turista. Sua estrutura de ferro galvanizado foi fabricada na Inglaterra e montada na capital. É onde se aprecia os frutos do mar da costa chilena e outras iguarias típicas do país, além de ser um local de encontro gastronômico. Existe o costume de se degustar alguns mariscos crus no local, mas o órgão nacional de saúde do Chile proibiu tal prática em todo o território por conta de um surto de cólera. No seu interior, dois restaurantes tradicionais e com maior qualidade ocupam a maior parte do espaço, mas nos arredores do mercado há outros estabelecimentos mais populares e com preços convidativos.

Casa de Pablo Neruda: Encha sua vida de poesia visitando a casa que Pablo Neruda construiu para viver ao lado de sua terceira esposa até o golpe militar. Caminhos no jardim convidam o visitante a se debruçar na arte e no sonho. É lá que fica a sede da Fundação Pablo Neruda.

Valle Nevado: é um centro de esqui chileno situado na Cordilheira dos Andes, a 46km da cidade de Santiago. Foi criado em 1988 por empresários franceses, seguindo o padrão dos melhores resorts de esportes de inverno existentes na Europa. Atualmente é o maior centro de práticas de esportes relacionados à neve no hemisfério sul. A temporada começa em junho e termina em outubro. O resort tem aproximadamente 800 hectares de área para esqui composta por 102 trilhas, dessas 14% são para principiantes, 30% para intermediários, 42% para avançados e 14% para experts. A estação possui no total 8 teleféricos.

Quando visitar?

Santiago é ensolarada no verão, de dezembro a março, quando a brisa fresca e a saída dos moradores de Santiago para as férias alivia os congestionamentos e a espessa poluição que caracterizam a cidade no inverno, de maio a agosto. O inverno tem seus picos: as estações de esqui estão nas montanhas acima da cidade e a vista dos Andes nevados após uma nevasca é de arrasar.

Informações úteis

  • Moeda: Peso chileno
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: -4 (UTC)
  • Visto: Brasileiros estão isentos de visto à turismo/negócios para permanência de até 90 dias no Chile.
  • Clima: O clima de Santiago corresponde ao clima temperado, com chuvas no inverno e estação seca prolongada, mais conhecido como clima mediterrânico continentalizado. Em relação às temperaturas, variam ao longo do ano, passando de uma média de 20 °C durante o mês de janeiro, até uma média de 8°C nos meses de junho e julho.
  • Maiores informações: http://www.sernatur.cl/ (em espanhol)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: