Rio de Janeiro, Brasil

13 out

Rio de Janeiro - Cristo Redentor

Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, a capital fluminense funciona como um “espelho”, ou “retrato” nacional, seja positiva ou negativamente. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos. O Rio de Janeiro é também conhecido por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Pontos de interesse

Pão de Açúcar: é um pico situado na entrada da baía da Guanabara, no bairro da Urca, com 396 metros de altura. É constituído por um monólito, sendo um bloco único de gnaisse facoidal, rocha metamórfica originária do granito, que sofreu alterações por pressão e temperatura, emergindo com o choque entre os continentes sul-americano e africano. Estima-se que tenha sido formado há mais de 600 milhões de anos. É circundado por um resquício de mata Atlântica.

Cristo Redentor: é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar.Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.

Praia de Copacabana: localiza-se no bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade. Considerada uma das praias mais famosas do mundo, é carinhosamente apelidada pela população de “Princesinha do Mar”. Limitada pela Avenida Atlântica, as suas areias são sede de grandiosos eventos, como campeonatos mundiais de futebol de areia, campeonatos mundiais de vôlei, shows de até 1.000.000 de pessoas, e uma das maiores festas de ano-novo do mundo, com mais de 2.000.000 de pessoas.

Praia de Ipanema: é uma das praias preferidas da classe média alta carioca. O lugar é frequentado dia e noite por pessoas que vão para caminhar, praticar esportes, bater papo e tomar água de coco nos quiosques, pedalar pela ciclovia e, claro, apreciar a sensualidade e beleza de quem frequenta o local. A Praia de Ipanema inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção Garota de Ipanema, da qual Tom Jobim foi responsável pela melodia.

Maracanã: o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é um estádio de futebol inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. O estádio conta no nível térreo, próximo à entrada para as cadeiras especial, com a “Calçada da Fama”, inaugurado à data do cinqüetenário do Maracanã, em 2000. Futebolistas como Pelé, Zico, Roberto Dinamite, Zagallo, entre outros que atuaram no Maracanã possuem a marca de seus pés representados em cimento. O museu do estádio, conhecido como Museu do Futebol, foi inaugurado em 2006 e conta a história do Maracanã, do futebol do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira de Futebol.

Arcos da Lapa: O Aqueduto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, localiza-se na região da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro. Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é, hoje, um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.

Quando visitar?

Os meses de setembro e outubro são os melhores para visitar o Rio de Janeiro. Por causa do clima quente durante a época do Natal, a cidade se tornou um destino popular. Durante final de dezembro acontecem as celebrações do Ano Novo na praia de Copacabana, e em fevereiro a cidade ferve com as festas lendárias de carnaval.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima do Rio de Janeiro é tropical atlântico prevalece na cidade, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano, com média anual aproximada de 22°C.
  • Maiores informações: http://www.rioguiaoficial.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: