Recife, Brasil

10 out

Recife - Praia da Boa Viagem

Recife é um município e capital do estado de Pernambuco, no Brasil. A cidade atrai turistas de todo o mundo. Destacam-se entre os motivos desta atração as manifestações culturais como o Carnaval e o São João. O Recife é o portão de entrada do litoral de Pernambuco de onde partem os turistas que chegam de avião. Devido ao seu grande potencial turístico e forte vocação para o turismo de negócios, frequentemente é escolhida como sede de diversos eventos, como simpósios, jornadas e congressos. Recife também abriga a maior agremiação carnavalesca do mundo – o Galo da Madrugada, no qual se estima que participem dois milhões de pessoas (mais que a população do município) vindas de várias partes do Brasil e do mundo.

Pontos de interesse

Instituto Ricardo Brennand: É uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand. O instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria, circundados por um vasto parque. Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com quinze obras. O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. A biblioteca do instituto possui mais de 62 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.

Capela Dourada: Na igreja mais bonita de Recife, o teto e as paredes estão repletos de pinturas sacras unidas por molduras douradas – elas formam um mosaico de afrescos que lembra a Capela Sistina, do Vaticano. Nos altares laterais, há arcos concêntricos e colunas típicas da primeira fase do barroco. Ao fundo, está a Igreja de Santo Antônio (1804), em estilo rococó. Os painéis de azulejos portugueses vão da igreja ao pátio do convento (1606). O conjunto tem um pequeno Museu de Arte Sacra.

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand: O ceramista transformou a olaria da família em ateliê e museu, onde exibe pinturas, painéis de azulejos e esculturas – muitas com forte conotação sexual. A visita inclui passeio pelo belo jardim projetado por Burle Marx e pode terminar no showroom, que aceita encomendas de revestimentos da marca Brennand.

Praia da Boa Viagem: é a praia urbana mais famosa da cidade do Recife. Tendo aproximadamente sete quilômetros (7 km) de extensão e estando situada no bairro de Boa Viagem, é delimitada pela Praia do Pina em um lado e pela praia de Piedade do outro. A maior parte da praia de Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, os quais deram nome à cidade. Na maré baixa, formam-se várias piscinas naturais ao longo da praia; também durante a maré baixa, é possível andar sobre os recifes, que são relativamente planos e largos (mas escorregadios). Quando a maré sobe, os arrecifes ficam completamente cobertos pela água.

Quando visitar?

Faz sol o ano todo no Recife, mas procure evitar os meses de maio a julho quando chove bastante. No verão, todas as atrações funcionam a pleno vapor, mas os preços de passeios, hospedagens e alimentação ficam mais altos. Para quem quer agitar, as melhores épocas são o Carnaval e as festas juninas.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Recife tem um clima tropical, com temperatura média anual de 25°C. Janeiro possui as temperaturas mais altas, sendo a máxima de 30°C e a mínima de 22°C, com muito sol. Julho possui as temperaturas mais baixas, sendo a máxima de 27°C e a mínima de 20°C, com muita precipitação.
  • Maiores informações: http://www2.recife.pe.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: