Praga, República Tcheca

3 out

Praga - Castelo de Praga

Praga é a capital e a maior cidade da República Tcheca. Uma das mais belas capitais da Europa, Praga permanece praticamente intocada em sua atmosfera melancólica, tão característica da Europa do Leste. Tendo sobrevivido às duas grandes guerras deste século, ainda hoje celebra uma espécie de renascimento cultural que toma conta da cidade durante o ano todo. Por toda parte, artistas de rua dividem a atenção com a beleza da cidade, representada pela arquitetura das catedrais góticas, palácios barrocos e edifícios Art Nouveau.

Pontos de interesse

Castelo de Praga: Sede do governo e residência do presidente desde 1918, o castelo começou a ser construído no século 9, mas passou por várias reformas. Não deixe de visitar os jardins e a viela dourada, uma ruazinha estreita ladeada por pequenas casas construídas no século 16 e hoje ocupadas pelo comércio local. A casa de número 22 foi, por um curto período, residência de Kafka.

Catedral de São Vito: Magnífica construção gótica iniciada em 1344 durante o reinado de Charles 4º, mas permaneceu inacabada até o século 19. A grande capela de São Venceslau, uma das remanescentes do século 14, é a maior atração, com decoração contendo 1,3 mil pedras semi-preciosas e afrescos sobre temas bíblicos.

Ponte Carlos: o Pequeno Quarteirão é ligado ao centro novo pela bela Ponte Carlos, uma das principais atrações turísticas da cidade. A ponte foi construída em 1357 e, até 1841, era a única da cidade a ligar os dois distritos. Hoje, apesar da concorrência de outras estruturas a alguns metros de distância, continua a ser a predileta dos visitantes, que batalham por um espaço para fotografar o castelo localizado na colina adiante. A ponte, construída de granito maciço, é uma atração por si só, com suas 30 estátuas do século 18 espalhadas por toda sua extensão. É possível escalar as duas torres em suas extremidades para obter boas fotos. Para encontrar a ponte em seu momento mais fotogênico (e com menos turistas e artistas de rua), o melhor momento é a alvorada.

Antigo Palácio Real: É uma das partes mais antigas do castelo, datando de 1135. Acomodou os príncipes da Boêmia, mas do século 12 ao 16 foi palácio do rei. O Vladislav Hall era usado para banquetes, conselhos, e coroações reais.

Basílica de São Jorge: Fundada pelo príncipe Vratislav I, no século 10, é a melhor preservada igreja romanesca de Praga. A fachada, porém, é em estilo barroco do século 13. A acústica se torna propícia para a realização de concertos clássicos.

Troca da Guarda: Assim como acontece no palácio de Buckingham, em Londres, a troca da guarda acontece de hora em hora. Porém, ao meio-dia ocorre a principal cerimônia, em que os soldados vestindo trajes especiais fazem a troca da bandeira, com acompanhamento da banda do exército.

Praça Central: É o centro vital de Praga, onde têm lugar os principais eventos, além de excelente ponto de partida para conhecer o resto da cidade. Ao redor da praça, bares e restaurantes tomam conta das pequenas galerias que se escondem por trás das arcadas que emolduram o local.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Praga é durante a primavera ou outono, quando as hordas de turistas não estão na cidade.

Informações úteis

  • Moeda: Coroa Tcheca
  • Idioma: Tcheco
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Cidadãos brasileiros são isentos de visto para entrada na República Tcheca em viagens de turismo por até 90 dias.
  • Clima: O clima de Praga é caracterizado pela sua natureza “continental”, com invernos frios e verões quentes. As quatro estações do ano são perfeitamente demarcadas.
  • Maiores informações: http://www.praha.eu/jnp/en/visit_prague/index.html (em inglês e tcheco)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: