Porto Velho, Brasil

2 out

Porto Velho - Três Caixas D’água

Porto Velho é um município brasileiro e capital do estado de Rondônia, situado na margem direita do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil. Surgiu no início do século XX, a partir da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). O fato de milhares de trabalhadores chegarem de diferentes nacionalidades proporcionou que a pluralidade cultural fosse característica peculiar da cidade, seja em relação à gastronomia, expressões idiomáticas, vestimenta, música ou hábitos do dia-a-dia. Porto Velho tem pequeno potencial turístico, devido ao seu patrimônio histórico e humano. É a 8ª cidade da Região Norte, 5º destino de empresários vindos da Bolívia a negócios e eventos.

Pontos de interesse

Mercado Cultural: Construído em 1915, foi destruído por um incêndio em 1966, com apenas dois boxes resistindo às chamas. O espaço está destinado aos eventos culturais, valorização do artesanato e atividade turística. O antes Mercado Público Municipal está localizado no centro histórico da cidade próximo aos principais prédios e monumentos.

Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM): A construção da EFMM terminou em 1912, ligando Porto Velho a Guajará Mirim. A estrada tinha como objetivo principal o escoamento de produtos como a borracha e ficou conhecida à época como a “Ferrovia do Diabo” pelo número de mortes de trabalhadores durante sua construção. A história da ferrovia tem inspirado escritores que descrevem em suas obras a epopéia vivida.

Catedral Sagrado Coração de Jesus: Com pedra fundamental lançada em 1917 e altar-mor confeccionado em São Paulo por artistas italianos, todo em mármore Carrara, a Catedral é um dos principais atrativos religiosos da cidade. A imagem do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Catedral, encontra-se de braços abertos para receber a todos os fiéis. A Igreja se torna ainda mais bela durante o período natalino, quando recebe iluminação especial e apresentações de coral acontecem no espaço externo da mesma.

Três Caixas D’água:  Também conhecidas por “Três Marias”, estão localizadas na parte alta do centro antigo da cidade de Porto Velho, sendo possível visualizá-las à distância. Elas são consideradas símbolo da cidade e memorial histórico da construção da EFMM. Trazidas dos Estados Unidos e instaladas entre 1910 e 1912, abasteceram a cidade com água potável até 1957. Em torno das caixas se construiu uma Praça que é conhecida pelo mesmo nome dos monumentos. O local serve de palco para diversas atividades artístico-culturais e turísticas.

Palácio Presidente Vargas: Prédio de arquitetura peculiar,inaugurado em 1949, é um dos pontos mais visitados e fotografados por quem visita a cidade. O palácio é cercado por registros históricos e turísticos. A sessão pública de instalação do Estado de Rondônia, além de importantes decisões da vida pública do estado, ocorreram neste palácio.

Quando visitar?

Durante o ano todo é possível conhecer Porto Velho.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -4 (UTC)
  • Clima: O clima predominante é o tropical superúmido, caracterizado por ser muito quente mas mesmo assim provido de bastante umidade. Situa-se em transição com o clima semi-úmido da região centro-oeste e o clima equatorial predominante na região norte do Brasil.
  • Maiores informações: http://www.portovelho.ro.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: