Porto Alegre, Brasil

29 set

Porto Alegre - Santander Cultural

Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. A cidade é multicultural por natureza. Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.

Pontos de interesse

Mercado Público: é um prédio histórico que faz parte das tradições da cidade, principalmente por sua Banca 40 (uma sorveteria), seu centenário restaurante Gambrinus e um dos mais tradicionais bares da cidade, o Bar Naval, com 101 anos. O mercado tem sua arquitetura externa totalmente preservada. Existem aproximadamente 109 lojas, que vendem de tudo: especiarias, erva-mate e utensílios gaúchos, artigos para cultos religiosos, bacalhau e outros peixes e carnes, lancherias e restaurantes. Existem mais de 100 mil itens à venda.

Fundação Iberê Camargo: é uma entidade cultural cujo objetivo é conservar, catalogar e promover a obra do pintor gaúcho Iberê Camargo (1914 – 1994). A fundação foi inaugurada em maio de 2008 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do grande pintor brasileiro do século XX. Este acervo é composto de mais de quatro mil obras de Iberê Camargo entre pinturas, gravuras, desenhos, guaches e diversos estudos. A produção artística contemporânea é apresentada em mostras temporárias, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos realizados a cada ano.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli: localizado na Praça da Alfândega, bem no coração da cidade. É o mais importante museu de arte da capital e de todo o estado. Instalado em um prédio histórico de grande beleza, tem uma coleção de mais de 2 mil obras, principalmente de artistas gaúchos. O museu oferece uma programação diversificada, mantendo, além das exposições, palestras, visitas guiadas, oficinas e outras atividades para o público em geral e especialistas. Também possui um bom café, uma arteloja e um pequeno restaurante.

Santander Cultural: outra atração cultural do Centro, uma das mais dinâmicas e importantes instituições culturais privadas da cidade, sempre trazendo exposições e concertos de artistas afamados. O prédio em si já vale a visita, um dos grandes monumentos da chamada “fase de ouro” da arquitetura portoalegrense, com suntuosa decoração interna.

Praça da Matriz: situada na parte alta do Centro Histórico, é também chamada de Praça dos Poderes porque no seu entorno estão o Palácio Piratini, sede do governo do estado, a Assembleia Legislativa, o Palácio da Justiça e a Catedral metropolitana. No final da escadaria que conduz ao centro da praça está o monumento ao político e líder positivista Júlio de Castilhos, que se destaca pela sua imponência. Ao redor da Praça da Matriz estão ainda importantes espaços culturais e turísticos da capital: o Theatro São Pedro, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar dos Câmara e o Memorial do Ministério Público.

Quando visitar?

Porto Alegre pode ser visitada durante todo o ano.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de Porto Alegre é classificado como subtropical úmido. Janeiro e fevereiro têm a temperatura média mais alta do ano, chegando a 31°C, e junho e julho a mais baixa, com 9°C.
  • Maiores informações: http://www.portoalegre.travel/site/home.php

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: