Porto, Portugal

28 set

Porto - Torre dos Clérigos

Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica, sede do município homônimo. A cidade é considerada uma cidade global gama, sendo a capital do Distrito de Porto, da Área Metropolitana do Porto e da região estatística do Norte, sub-região do Grande Porto. Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Pontos de interesse

Torre dos Clérigos: foi a última construção do conjunto dos Clérigos, dos quais fazem parte a igreja e uma enfermaria. Foi iniciada em 1732, tendo em conta o aproveito do terreno que sobrara para a instalação da enfermaria dos Clérigos. O projeto inicial de Nasoni previa a construção de duas torres, e não apenas de uma. A torre é decorada segundo o estilo barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas. Tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.

Casa de Serralves: localiza-se no Parque de Serralves, na freguesia de Lordelo do Ouro. Situada na antiga quinta do conde de Vizela, na zona rural do Porto, é considerada um exemplar único da arquitetura “Art Déco” no país.

Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves: é já considerado um espaço de referência, a nível internacional, no que diz respeito a mostras de arte contemporânea. Na coleção permanente do museu, onde encontramos referenciados muitos artistas de destaque, é essencialmente constituída por obras realizadas desde os finais da década de 60 até aos dias de hoje.

Centro Histórico: As casinhas decadentes debruçadas umas sobre as outras, equilibrando-se em ruelas, às vezes íngremes, com ou sem escadinhas; a sombra da muralha medieval; o rio, tranquilo, lá embaixo, e a barroca Torre dos Clérigos, exibida, no alto de tudo. É assim o coração da cidade do Porto, um patrimônio tombado pela UNESCO.

Quando visitar?

A melhor época para visitar a cidade do Porto é do final de abril a setembro, quando é geralmente ensolarado e quente.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em Portugal, para permanência de até 90 dias
  • Clima: O Porto tem um clima mediterrânico. No Inverno as temperaturas variam entre os 5 °C e os 14 °C raramente descendo abaixo dos 0 °C. Durante esta estação períodos chuvosos alternam com dias mais frios e de céu limpo. No Verão as temperaturas variam entre os 15 °C e os 25 °C podendo ocasionalmente atingir ou mesmo ultrapassar os 35 °C nos meses de Julho ou Agosto.
  • Maiores informações: http://www.portoturismo.pt
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: