Pisa, Itália

24 set

Pisa - Torre de Pisa

Pisa é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Pisa. A maioria das pessoas visita Pisa apenas para tirar uma foto ao lado da torre inclinada – e vai embora. A cidade, porém, com seus hotéis baratos, é uma boa opção para pernoite – ainda que um único dia, é verdade, seja mais do que o suficiente. Terra de Galileu Galilei, durante a Idade Média foi um importante porto do rio Arno; hoje, perceptivelmente, com 104 mil habitantes, Pisa vive basicamente do turismo.

Pontos de interesse

Torre de Pisa: O inevitável cartão postal de Pisa. Sua construção começou em 1173 e teve problemas desde o início. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus. Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

Duomo: Tem uma fachada branca de 4 camadas de colunas. A porta de bronze que está de frente para a torre também é do arquiteto Pisano. Já a porta principal foi feita por Giambologna, em substituição à original, destruída por um incêndio.

Piazza dei Cavalieri: Foi o centro de Pisa, e seus edifícios foram inteiramente reconstruídos por Vasari. No centro da praça há uma estátua de Cosimo I, que foi quem a transformou em quartel militar.

Museo dell’Opera del Duomo: O museu tem esculturas dos séculos 11 a 13 pertencentes à praça, também com monumentos e peças originais que estavam no Duomo.

Camposanto: Seu projeto retangular construído em 1277 e finalizado em 1464 abriga túmulos de personalidades importantes de Pisa. Após o incêndio em 1944 foi inteiramente reconstruído com arcos medievais.

Quando visitar?

A primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) são as estações agradáveis, com temperaturas moderadas.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Italiano
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Brasileiros que desejam viajar para a Itália e permanecer no país por até 90 dias, não precisam apresentar um visto na hora do desembarque.
  • Clima: Os meses mais frios em Pisa são Dezembro e Janeiro, com temperaturas que variam de 3°C à 11°C, com um pouco de chuvas. Já os meses mais quentes são Julho e Agosto com temperaturas entre 16°C e 29°C.
  • Maiores informações: http://www.pisaunicaterra.it/ (em italiano)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: