Paris, França

15 set

Paris - Torre Eiffel

Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France. A cidade se situa num dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital dum império estendido pelos cinco continentes, ela é hoje a capital do mundo francófono. Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase trinta milhões de visitantes por ano, ocupando também um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.

Pontos de interesse

Torre Eiffel: é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano.

Arco do Triunfo: em 1806, Napoleão Bonaporte ordenou a construção do monumento, que fica numa das extremidades da Avenida  Champs-Élysées, em homenagem ao exército francês. Com a queda do imperador, em 1815, as obras foram interrompidas e só concluídas em 1836. Do alto do arco, de aproximadamente 50 metros de altura, a vista de Paris é deslumbrante.

Champs-Élysées: comos seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia, a Champs-Élysées é uma das mais famosas e glamourosas avenidas do mundo. Arborizada ao longo dos 2 quilômetros que ligam o Arco de Triunfo à Place de la Concorde, reúne as principais joalherias e lojas de grandes grifes. De quebra, é vizinha à residência oficial do presidente da república, o Élysées Palace, imponente construção do século 18. É aqui que ocorre a grande festa de Réveillon em Paris, bem como as principais celebrações de conquistas militares ou esportivas, como o desfile de 14 de Julho (A Queda da Bastilha) e a etapa final do Tour de France.

Catedral de Notre-Dame: rodeada pelas águas do Rio Sena, esta famosa catedral, em estilo gótico, é o marco zero de Paris. Em frente à fachada ocidental há uma placa de bronze a partir da qual é calculada a distância entre a cidade e outros pontos da França. Fundada no século 12, é dedicada à Maria, mãe de Jesus.

Museu do Louvre: O Palácio do Louvre foi sede da monarquia francesa até o reinado de Luis 14, que o trocou pelo Palácio de Versalhes. Um dos maiores museus do mundo, o Louvre tem cerca de 30 mil obras expostas, entre elas a concorrida “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. A controversa pirâmide de vidro, na entrada do prédio, foi inaugurada em 1989.

Quando visitar?

Os melhores meses do ano para se visitar Paris são maio, junho, julho e setembro. Em agosto, é muito melhor do que no inverno, mas também não é um mês ideal: faz calor, às vezes demais, e há multidões de turistas do mundo inteiro, pois esse período é de férias em quase todo o hemisfério norte. Em abril e outubro faz frio em Paris, mas em geral nada que chegue a estragar sua viagem. Em março e novembro, as temperaturas caem. A vantagem desses meses é que costumam coincidir com estações baixas ou intermediárias, quando a passagem para Paris é mais barata. Outro ponto é que a cidade, bem arborizada, está bonita, seja pelas folhas novas das árvores e flores da primavera, seja pelas folhas amareladas e marrons do outono forrando o chão.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Francês
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Os cidadãos brasileiros que desejarem se dirigir à França em viagem turística estarão isentos da exigência de visto. Esta medida aplica-se exclusivamente às estadas inferiores a 3 meses.
  • Clima: Paris tem um clima de tipo oceânico de transição. A influência oceânica é preponderante sobre a influência continental e se traduz em verões relativamente frios (18 °C em média) e invernos amenos (6 °C em média).
  • Maiores informações: http://www.parisinfo.com/ (em francês, inglês e português)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: