Pamplona, Espanha

13 set

Pamplona - La Ciudadela

Pamplona é um município e cidade da Espanha, capital da província e Comunidade Foral de Navarra. A cidade encontra-se no norte da Península Ibérica, a algumas dezenas de quilômetros da fronteira com França. O patrimônio histórico e monumental e as diversas festividades que decorrem ao longo do ano contribuem para que a cidade atraia muitos turistas espanhóis e estrangeiros. O evento mais concorrido, de fama mundial, são os Sanfermines, que se realizam todos os anos entre 6 e 14 de julho. O ponto alto das festas, durante as quais as ruas da zona histórica permanecem inundados de locais e forasteiros, são osencierros (largadas de touros) e as touradas. Pamplona é também o final da segunda etapa do caminho dos peregrinos de Santiago que entram em Espanha por Roncesvalles. Os peregrinos que vão a pé entram na cidade pelo norte, passando o “Portal de França” ou o de Zumalacárregui, depois de terem atravessado a Ponte da Madalena. O percurso dentro da cidade é: catedral, Praça de São José, Rua Curia, Rua Mercaderes, Praça Consistorial, Igreja de São Saturnino e Igreja de São Lourenço.

Pontos de interesse

La Navarrería: a parte mais antiga da cidade, La Navarrería, está localizado onde um dia foi a cidade romana de Pompaelo. Milhares de anos depois este bairro antigo é o coração e a alma da Pamplona moderna, com muitos parques, praças, bares depintxos (tapas em basco) e a maravilhosa catedral gótica da cidade.

La Ciudadela: uma fortaleza em forma de estrela, foi construída no século 16 quando Pamplona era um importante posto militar próximo da fronteira com a França. Posteriormente, quando sua função militar deixou de ser necessária, o enorme complexo passou a ser a principal área de lazer e cultura da cidade. Na ciudadela você poderá desfrutar de parques, salas de exposições, esculturas ao ar livre, jardins, pistas de jogging, etc.

Igreja de São Saturnino: é um templo católico situado no Casco Antigo de Pamplona. A igreja atual data do século XIII e é de estilo gótico, mas no local onde se ergue existiram duas igrejas, uma românica do século XII e outra ainda mais antiga. Na Idade Média cumpriu a função dupla de igreja e de fortaleza — nesses tempos Pamplona estava dividida em três burgos independentes que frequentemente lutavam entre si, pelo que as torres eram coroadas de ameias defensivas que perduraram até ao século XVIII. A igreja de San Cernin era a sede da paróquia do burgo homônimo, o qual era habitado sobretudo por franceses.

Palácio de Navarra: é, desde 1850, ano em que terminou a sua construção, a sede do governo “foral” (autônomo) de Navarra. É um edifício neoclássico de tipo palaciano, da autoria do arquiteto José de Nagusia. Destaca-se pela imponência das suas paredes em silhar, a dimensão calculada dos elementos e a sua distribuição e o frontão clássico em estilo dórico.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Pamplona é durante a primavera ou durante o outono, quando o clima é moderado.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Brasileiros estão isentos de visto de turismo/negócios para a Espanha, para permanência de até 90 dias.
  • Clima: Pamplona está numa zona de transição climática entre os tipos mediterrânico e atlântico. Em geral o clima da cidade é suave, com alguns dias muito quentes no verão e muito frios e com muita nebulosidade no inverno. A precipitação é regular ao longo de todo o ano, acentuando-se nos períodos entre outubro e dezembro e abril e maio. O período mais seco é entre julho e setembro. Os dias de neve e geada ocorrem entre novembro e abril.
  • Maiores informações: http://www.turismodepamplona.es/ (em espanhol)
Anúncios

Uma resposta to “Pamplona, Espanha”

  1. Renan Sacilotto 13 de setembro de 2012 às 20:00 #

    Realmente. Não se pode falar no Caminho de Santiago de Compostela (Caminho Francês) sem falar de Pamplona. Ainda não tive oportunidade de visitar, mas da próxima vez faço questão de conhecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: