Oslo, Noruega

7 set

Oslo - Akershus Festning

Oslo é a capital e maior cidade da Noruega. A cidade é o centro cultural, científico, econômico e governamental da Noruega. Tem sua atenção voltada para negociações, bancos, indústrias e navegação. É também um importante centro para a indústrias marítima e tratados marítimos na Europa. A cidade é o “lar” de muitas empresas voltadas para o setor marítimo, algumas delas sendo umas das maiores do mundo. Oslo é considerada uma cidade global. Por muitos anos, ela vem sendo listada como uma das mais caras cidades do mundo, bem como outras capitais globais como Copenhague, Paris e Tóquio.

Pontos de interesse

Akershus Festning: O forte da baía de Oslo abriga um complexo de museus, onde ficam o Palácio de Arkhesus, o Museu da Defesa e o Museu da Resistência. Vale a pena tirar uma tarde para visitar essa parte da cidade

Parque Vigeland: Oslo é uma cidade razoavelmente arborizada, então um dos principais motivos para que locais e turistas se encaminhem para esse agradável parque – repleto de convidativos gramados, fontes e lagoas, é o conjunto de esculturas de Gustav Vigeland. Concebidos em bronze e granito e apresentando formas que vão do bem-humorado ao erótico, tudo aqui traz claras mensagens relativas ao ciclo da vida, com bebês e esqueletos representados lado a lado. Dois destaques especiais são o divertido ‘Menino Bravo’ e o hercúleo monólito de 14 metros com suas 121 figuras humanas.

Vikingskiphuset: Os três barcos viking expostos neste museu foram descobertos do fiorde de Oslo, o Oslofjorden, entre os anos de 1867 e 1904. O maior de todos é o Gokstad. Há ainda o Oseberg e o Tune.

Galeria Nacional: Para se travar um pequeno contato com a produção artística norueguesa a partir do século 19, a pedida ideal são a Galeria Nacional e o Museu de Arte Contemporânea, ambas pertencentes ao Museu Nacional. São centenas de pinturas e esculturas, do clássico ao moderno, com obras de artistas como Christian Krohg e J. C. Dahl. Os maiores destaques, no entanto, são mesmo as obras de Edvard Munch, com o célebre quadro ‘O Grito’.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Oslo é no período entre os meses de Maio e Setembro, quando as temperaturas são mais amenas e os dias são mais longos.

Informações úteis

  • Moeda: Coroa Norueguesa
  • Idioma: Norueguês
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Cidadão brasileiro com passaporte válido não precisa de visto para visitar a Noruega como turista. Pode ficar no país por um período de até 90 dias sem visto.
  • Clima: O clima de Oslo, que é classificado como continental úmido, é amenizado pela Corrente do Golfo, que deixa as temperaturas mais amenas no inverno norueguês, principalmente nas partes sul e leste do país. No verão, o Sol brilha por mais de 19 horas por dia e as temperaturas oscilam entre 12°C e 22°C. Na primavera tem-se dias com Sol, de modo que as temperaturas oscilam entre 1°C e 9°C em abril e entre 10°C e 20°C em junho. No outono observam-se muitas chuvas, marcada por dias encobertos e frios, com precipitação de neve nas últimas semanas. As temperaturas oscilam entre 7°C e 15°C em setembro e entre −1°C e 3°C em novembro. No inverno há dias que variam de ensolarados a nevosos. As temperaturas oscilam entre -7°C e -2°C, mas ondas de frio podem fazer a temperatura cair para marcas inferiores a -15°C.
  • Maiores informações: http://www.visitoslo.com/ (em norueguês e inglês)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: