Olinda, Brasil

5 set

Olinda - Basílica e Mosteiro de São Bento

Olinda é um município do estado de Pernambuco, no Brasil. Está localizado na Região Metropolitana do Recife. É uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1982, após Ouro Preto.

Pontos de interesse

Museu de Arte Sacra: Concentra um acervo único de arte e objetos religiosos que fazem o visitante passear por meio milênio de história brasileira, dos séculos 16 ao 21.

Museu do Mamulengo: O primeiro no país dedicado ao tema dos bonecos utilizados em teatros populares. Desde a fundação, em 1995, o acervo já soma 1.500 bonecos, alguns preservados há mais de cem anos, agora dispostos em sete salas para exposição. O Museu do Mamulengo também conta com auditório, jardim, biblioteca, salas de aula e de oficina.

Observatório Astronômico do Alto da Sé: Situado em um dos pontos mais altos da cidade, lá que foi descoberto o primeiro cometa do Brasil, em 1860, ano em que se fundou o observatório. Reformado em 2004, possui luneta, telescópio e binóculos.

Igreja do Carmo (Santo Antônio do Carmo): Construída em 1580, é a mais antiga Igreja da Ordem Carmelita no Brasil. Foi restaurada em 1720 e tem em seu altar-mor a imagem barroca de Santo Antônio.

Convento de São Francisco: É um conjunto franciscano de 1585, formado pela Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque e o Claustro de Azulejos com sua admirável sacristia. Também foi incediado pelos holandeses e depois restaurado.

Basílica e Mosteiro de São Bento: Toda revestida de ouro no seu interior, essa igreja impressiona por sua riqueza, principalmente em sua sacristia. O altar do mosteiro beneditino é especialmente valioso e passou pela aventura de cruzar o oceano desmontado para ser remontado no Museu Guggenheim, em Nova York, para a exposição “Brasil, Corpo e Alma”, no final de 2001. A peça de cedro, do final do século 18, tem 14 metros de altura, oito de largura e pesa cerca de 24 toneladas. Tanto corpo e tanta alma levaram três semanas para serem reencaixados, do alto dos andaimes, por 23 marceneiros no museu norte-americano, sete deles brasileiros. Houve quem considerasse o desmonte, em Olinda (o conjunto estava bichado de cupins), e a restauração da Fundação Joaquim Nabuco um providencial milagre de São Bento.

Quando visitar?

Se quer paz e sossego, sem abrir mão do sol, evite a alta temporada, de dezembro a fevereiro. Agora, se a ideia é agitar, esses são os meses perfeitos, especialmente em fevereiro (ou março), quando o Carnaval toma conta da cidade.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima da cidade de Olinda é tropical, e apresenta temperaturas altas na maior parte do ano.
  • Maiores informações: http://www.olinda.pe.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: