Montpellier, França

20 ago

Montpellier - Arc du Triomphe

Montpellier é uma cidade francesa com mais de mil anos de história e com uma arquitetura que mescla o antigo e o moderno. É a capital do departamento Hérault e da região francesa do Languedoc-Roussillon. O nome Montpellier provém de mont pelé, o monte pelado, em função de sua escassa vegetação. É uma cidade mediterrânea e cosmopolita, com uma rica história, que reflete na excepcional arquitetura.

Pontos de interesse

Catedral de Montpellier: dedicada a são Pedro, foi construída no século XIV. Com uma arquitetura bastante peculiar, foi muito danificada durante as Guerras Religiosas do século XVI, passando por grande processo de reconstrução.

Place de la Comédie: a Place de la Comédie é o principal ponto da cidade de Montpellier desde meados do século 19, quando a principal estação ferroviária (Gare de Saint-Roch Montpellier) foi construída cerca de 200 metros ao sul da Place. No centro da praça está uma fonte chamado de Três Graças, construída pelo escultor Étienne d’Antoine em 1790. A peça original foi colocado no Musée Fabre, em 1989, mas mudou-se novamente durante a remodelação do museu para a Opéra Comédie, que está localizado na praça.

Jardim Botânico de Montpellier: é um jardim botânico universitário, parte integrante do patrimônio da Universidade de Montpellier. É o mais antigo jardim botânico na França.

Arc du Triomphe: O Arco do Trinfo de Montpellier é um monumento erigido em 1691, homenagem ao Rei Louis XIV, em um projeto desenvolvido por François d’Orbay e arquitetado por Augustin-Charles d’Aviler. O arco é como uma porta de entrada para a Place du Peyrou, local também dedicado a glória do Rei Sol. Composto por imagens em baixo relevo que mostram o reinado do monarca, o Arco ocupa um espaço estratégico, onde o pôr do sol pode ser visto de seu arco interior, assim como a estátua em homenagem ao monarca e o Chateau d’Eau, ambos no Jardim de Peyrou. A construção se inspira em seu precursor de Paris, mas em proporções muito menores: 15 metros de altura por 18 metros de largura. O Arco dedicado ao benfeitor da cidade substituiu uma antiga porta que era seguida por uma ponte levadiça: a porta tornou-se o Arco e a ponte foi trocada por outra maior, de pedra e com 30 metros de largura, que vai até os portões do espaço Peyrou.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Montpellier é durante a primavera ou outono, quando o clima é ameno.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Francês
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Os cidadãos brasileiros que desejarem se dirigir à França em viagem turística estarão isentos da exigência de visto. Esta medida aplica-se exclusivamente às estadas inferiores a 3 meses.
  • Clima: O clima de Montpellier é mediterrâneo quente, variando entre 25°C e 35°C no verão e enre 10°C e 15°C no inverno, com outonos e primaveras suaves.
  • Maiores informações: http://www.montpellier.fr/ e http://www.ot-montpellier.fr (em francês)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: