Montevidéu, Uruguai

19 ago

Montevidéu - Plaza Independência

Montevidéu é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata. É a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo. O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes de Montevidéu, e os vestígios do passado histórico da capital são alguns dos maiores atrativos turísticos.

Pontos de interesse

Ciudad Vieja: Essa é uma das regiões de interesse turístico mais belas da capital uruguaia. Seu início é marcado pela Puerta de la Ciudadela, antigo muro de uma construção militar de 1742. A Catedral e o Cabildo, antigo palácio do governo, também se localizam no setor e são considerados as construções mais antigas da cidade. Outro ponto famoso do circuito histórico é a Plaza Independencia, cujo destaque é o Palacio Salvo.

Plaza Independência: fica no limite da Cidade Velha e o centro de Montevidéu. No meio da praça há uma estátua equestre de José Gervasio Artigas, militar uruguaio. A leste está a Puerta de la Ciudadela, que cercava a cidade no período colonial.

Catedral Metropolitana de Montevidéu: é a principal igreja católica da cidade de Montevidéu. A catedral localiza-se bem em frente ao Cabildo de Montevidéu, diante da Plaza de la Constitución. Na matriz celebraram-se os principais atos históricos da história do Uruguai. Nela deu-se a benção da primeira bandeira e o juramento da primeira constituição. Nela se encontram sepultados os arcebispos e bispos de Montevidéu, além de outras autoridades eclesiásticas, civís e militares.

Teatro Solís: Inaugurado em 1856 com a apresentação de uma ópera de Verdi, esse edifício imponente do Centro Histórico é um dos símbolos arquitetônicos não só de Montevidéu, mas de todo o país. Seu interior clássico inspirado em projetos de teatros italianos, como o Scala de Milão, pode ser visitado com um curioso tour encabeçado por atores. A programação vai de apresentações de música clássica até espetáculos teatrais.

Quando visitar?

Entre setembro e abril, o país registra o menor índice de chuvas. No verão, os termômetros não ultrapassam os 28ºC. No inverno gelado, a temperatura pode chegar aos 6ºC, ou menos, de acordo com a região. Em Montevidéu, venta muito nessa estação mais fria.

Informações úteis

  • Moeda: Peso uruguaio
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Visto: Brasileiros estão isentos de visto à turismo/negócios, para permanência de até 90 dias.
  • Clima: Montevidéu tem um clima temperado, com média anual de 16°C. O inverno é muito vento, úmido e nublado. O verão é quente e úmido, com pouco vento.
  • Maiores informações: http://www.montevideo.gub.uy (em espanhol)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: