Monte Verde, Brasil

16 ago

Monte Verde - Pedra Redonda

Monte Verde é um distrito do estado brasileiro de Minas Gerais. Se Campos do Jordão é a suíça do estado de São Paulo, Monte Verde é a do estado de Minas Gerais, pois com uma forte entrada de imigrantes europeus para as áreas mais altas se estabeleceu um elo climático e cultural em relação ao cotidiano daqueles migrantes que por lá ficaram durante décadas desde o advento desses. Monte Verde é conhecido pelo seu clima frio e temperaturas abaixo da média da região. Isso dá-se pelo fato de estar localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Em certas épocas como maio, junho e julho, a temperatura em Monte Verde pode estar até 4°C mais fria do que em regiões próximas apenas alguns quilômetros. O recorde da minima absoluta e de -5°C.

Pontos de interesse

Mirante: Este mirante fica no aeroporto de Monte Verde a 1560 m de altitude e oferece vista panorâmica para a cidade com as montanhas de pano de fundo para belas fotos.

Pedra Redonda: fica a 1990 metros de altitude. A subida pode ser feita sem guia especializado e o percurso de ida e volta tem cerca de 1,5 km. Uma opção é ir de carro até a caixa d’agua e depois subir a pé

Pedra Partida: fica a 2050 metros de altitude, tem um grau de dificuldade um pouco maior do que a subida até a Pedra Redonda. Também é possível ir de carro até a caixa d’agua e na bifurcação seguir a indicação para a Pedra Partida. O percurso dura cerca de 90 minutos, com paradas para descanso.

Cachoeira dos Pretos: Uma vez em Monte Verde, aproveite para conhecer outros destinos próximos. A apenas 31 km de distância, no município vizinho de Joanópolis, fica a Cachoeira dos Pretos, a maior queda d’água do estado de SP (um belo espetáculo visual com 154 metros de altura). O local conta com uma completa infra-estrutura turística: amplo pátio de estacionamento, lanchonete, banheiros, área de lazer, piscina natural, bicas para banho, etc.

Quando visitar?

Por ser uma estância climática serrana, o frio é o grande atrativo de Monte Verde, e é na temporada de inverno que a vila recebe o maior número de visitantes. Contudo, no verão e durante os finais de semana prolongados a procura também costuma ser grande.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Monte Verde possui um clima frio e seco. No inverno, é comum os termômetros registrarem temperaturas negativas, que chegam a -10°C. No verão não faz tanto frio, e as médias oscilam entre 26°C durante o dia e 14°C à noite.
  • Maiores informações: http://www.guiamonteverde.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: