Monte Sião, Brasil

15 ago

Monte Sião - Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Monte Sião é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Poços de Caldas. Monte Sião é a cidade conhecida como a Capital Nacional do Tricô devido a industrialização na área textil especialmente da confecção de tricô. Hoje ela pode ser considerada uma referência em moda em tricô, produzindo e distribuindo seus produtos para diversos pontos do país. Outros fatos que tornam a cidade de Monte Sião conhecida são a fabricação de porcelanas nas cores azul e branca – única no Brasil – e as propriedades medicinais de suas águas, em especial das fontes Virtuosa e Virtuosinha, principalmente para enfermidades ligadas à pele.

Pontos de interesse

Porcelana Monte Sião: Porcelana Monte Sião inaugurada em 1959, foi a principal indústria do município por várias décadas, sendo até hoje a única a produzir nas cores azul e branca no Brasil. Os visitantes podem conferir todo o processo de produção gratuitamente e adquirir as peças na loja da fábrica, localizada próximo a Praça do Rosário.

Mosteiro da Santíssima Trindade: o Mosteiro convida a um momento de pausa e reflexão da vida através de orações. Os monges, que vivem de seu trabalho e da providência divina (ora et labora – latim: oração e trabalho), realizam atendimento espiritual gratuito para todos que necessitam de uma palavra de conforto.

Museu Histórico e Geográfico: reúne peças que contam a história do município, desde a época de sua fundação, em 1849. O turista encontrará¡ peças que retratam o modo de vida da população. Existem réplicas de uma casa do início do século XX, de um consultório odontológico e de uma ferraria, um exemplar de um veículo antigo alé de um grande acervo fotográfico do município. No Museu Histórico e Geográfico está instalada a única réplica de caverna do Brasil.

Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa: Construída em 1849 e elevada a categoria de Santuário em 05 de novembro de 1999, abriga a imagem da Padroeira de Monte Sião. Segundo relatos históricos, em 1937 a imagem foi retirada da igreja matriz e enviada para a zona rural do município a pedido do Bispo que coordenava a arquidiocese época – segundo ele, a imagem teria muitos traços femininos que delineavam busto e cintura. Desde então, a cidade foi assolada por uma terrível seca que teve fim no dia 05 de novembro de 1939, no mesmo dia que a imagem retornava ao Santuário, a pedido dos fiéis que julgavam ser o motivo da estiagem. Comemora-se o dia da padroeira em 27 de novembro, quando milhares de fiéis vãm ao Santuário, que chega a receber até 20 mil pessoas durante a semana.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Monte Sião é durante o inverno.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: o clima de Monte Sião é muito saudável, sendo caracterizado por verões úmidos e brandos. O período seco dura em média 3 meses, coincidindo com os meses frios de junho e julho, quando há registros de geadas. A temperatura média anual do município é de 21°C e no período do inverno oscila a 0°C.
  • Maiores informações: http://www.portalmontesiao.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: