Meca, Arábia Saudita

5 ago

Meca - Masjid al-Haram

Meca é uma cidade da Arábia Saudita situada na província homônima. A tradição islâmica atribui sua fundação aos descendentes de Ismael. No século VII, o profeta islâmico Maomé proclamou o Islã na cidade que era, então, um importante centro comercial. Após 966, Meca passou a ser governada por xarifes locais. Com o fim da autoridade do Império Otomano sobre a região, em 1916, os governantes locais fundaram o Reino Hashemita do Hejaz. O reino, inclusive Meca, foi absorvido pela dinastia saudita em 1925. Durante o período moderno, a cidade vivenciou uma expansão colossal, tanto em termos de tamanho quanto de infraestrutura. Meca é considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica, e seus adeptos costumam orar voltados para ela. Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Hajj. Como decorrência disto, Meca se tornou uma das cidades mais cosmopolitas e diversificadas do mundo islâmico. A entrada na cidade, no entanto, é proibida a pessoas que não sejam muçulmanas.

Pontos de interesse

Masjid al-Haram:  também conhecida como Grande Mesquita ou Mesquita Al-Haram, é uma mesquita considerada o maior centro de peregrinação do mundo. é o lugar mais sagrado do Islamismo. Cerca de 1 bilhão de muçulmanos se voltam para ela cinco vezes ao dia para rezar, obedecendo aos preceitos do Alcorão. Possui atualmente cerca de 86,8 mil metros quadrados, a mesquita é, em sua grande parte, um gigantesco pátio a céu aberto. Ela tem a capacidade de abrigar cerca de 2 milhões de pessoas de uma única vez.

Caaba: é uma construção que é reverenciada pelos muçulmanos, na mesquita sagrada de Al Masjid Al-Haram em Meca, e é considerado pelos devotos do islã como o lugar mais sagrado do mundo. A Caaba é uma construção cúbica de 15,24 metros de altura, e é cercada por muros de 10,67 metros e 12,19 metros de altura. Ela está permanentemente coberta por uma manta escura com bordados dourados que é regularmente substituída. Em seu exterior, encravada em uma moldura de prata, encontra-se a Hajar el Aswad (“Pedra Negra”), uma pedra escura, de cerca de 50 centímetros de diâmetro, que é uma das relíquias mais sagradas do islã. Ela é, provavelmente, o resto de um meteorito.

Abraj Al Bait Towers: é um complexo de arranha-céu construído na cidade de Meca. A torre do complexo é a mais alta da Arábia Saudita e uma das mais altas do mundo, com 601m de altura. Todas as sete torres do complexo estão agrupadas em um único edifício, e a sua área de construção é uma das maiores do mundo, com 1 500 000 m². O edifício detém vários recordes: o mais alto hotel do mundo, a mais alta torre de relógio do mundo, e o maior mostrador de relógio do mundo, a maior área coberta de um edifício, e o segundo mais alto do mundo, apenas ultrapassado pelo Burj Khalifa no Dubai. Fica apenas a poucos metros da maior mesquita do mundo e do local mais sagrado do Islã, o Masjid al Haram.

Monte Arafat: é uma colina de granito, com altura aproximada de 70m, situada a leste de Meca, onde o profeta Muhammad – o último profeta do Islã – fez seu Sermão de Adeus, no nono dia do Dhu al-Hijjah, no ano 10 do calendário hegírico (ou 632 da Era Cristã), dirigindo-se aos muçulmanos que o acompanharam no hajj, no final de sua vida.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Meca é entre os meses de outubro e maio, que é quando o clima fica mais agradável.

Informações úteis

  • Moeda: Ryial
  • Idioma: Árabe
  • Fuso horário: +3 (UTC)
  • Visto: Brasileiros precisam de visto para entrar na Arábia Saudita.
  • Clima: Ao contrário de outras cidades da Arábia Saudita, Meca mantém uma temperatura quente durante o inverno, que vai de 17°C à noite até 25°C durante as tardes. As temperaturas no verão são muito elevadas, e ultrapassam a marca de 40°C durante as tardes, chegando aos 30°C durante as noites. As chuvas costumam ocorrer, em pequenas quantidades, durante os meses de novembro de janeiro.
  • Maiores informações: http://www.holymakkah.gov.sa/Pages/default.aspx (em árabe)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: