Marselha, França

3 ago

Marselha - Basílica Notre Dame de La Garde

Marselha é a segunda maior cidade de França e a mais antiga cidade francesa. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país. Marselha é uma cidade cultural, que oferece uma riqueza patrimonial e gastronômica que a torna ainda mais fascinante. São 22 museus, 17 teatros e festivais de música durante o ano inteiro. E mais: 23 praias, 14 portos e, em média, 300 dias de sol por ano. É uma ótima cidade para servir como ponto base para explorara inúmeras cidades históricas do sul da França.

Pontos de interesse

Basílica Notre Dame de La Garde: localizada em uma colina de 154 metros, a construção, no estilo romano bizantino, foi concluída em 1864. O símbolo maior de Marselha surpreende pela beleza da decoração, com deslumbrantes mosaicos e um santuário gigantesco dedicado à  Virgem Maria, com uma estátua de 9,70 m de altura. De lá, tem-se também a mais bela vista da cidade.

Vieux-Port: Um passeio a pé pelo porto do centro de Marselha garante belezas naturais espetaculares como paisagem e a visita a monumentos ilustres (Forte Saint-Nicolas, Forte Saint-Jean, Palácio do Pharo, Hotel Dieu, etc). Alguns dos melhores restaurantes da França também estão nesse caminho.

Château d’If: é uma antiga prisão situada numa ilha costeira à cidade, onde O Conde de Monte Cristo foi encarcerado, no romance de Alexandre Dumas. O Castelo de IF está localizado na Ilha de IF, que parte do Golfo de Lyon, do Arquipélago do Frioul, estando ao Sul da França, na Baía de Marselha. A história dessa ilha onde fica o castelo é bastante bizarra, quando em 1516 ela passou a ser morada de um rinoceronte, que foi oferecido como presente do Rei de Portugal ao Papa Leão X que lá parou por ocasião do naufrágio da embarcação que o carregava.O Castelo de IF foi construído por ordem de Francisco I, por ocasião da invasão de Marselha, como fortaleza e a fim de se proteger de um possível ataque marítimo. A partir do século XVII o local foi transformado em prisão pelo Estado, mas posteriormente desativada. Atualmente, o local é uma das grandes atrações turísticas da cidade de Marselha.

Palácio de La Bourse: Construído em meados do século 19 e decorado com esculturas que lembram as glórias do comércio de Marselha, o edifício abriga a mais antiga Câmara de Comércio do mundo, de 1599. Também no local podem ser visitados os museus da Marinha e da Economia.

Quando visitar?

Marselha é especialmente atraente nos meses de verão (junho, julho e agosto), quando os campos floridos de lavanda da Provença estão em seu ápice, e a cidade está agitada com atrações culturais.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Francês
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Os cidadãos brasileiros que desejarem se dirigir à França em viagem turística estão isentos da exigência de visto. Esta medida aplica-se exclusivamente às estadas inferiores a 3 meses.
  • Clima: O clima nesta cidade é mediterrâneo, com temperaturas amenas durante todo o ano, as temperaturas médias rondam em torno de 22°C. Os invernos são frios e os verões mais quentes.
  • Maiores informações: http://www.marseille-tourisme.com/ (em francês)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: