Lyon, França

19 jul

Lyon - Catedral St. Jean

Lyon é uma das maiores cidades francesas (segunda maior área urbana, terceiro maior município), capital da região Ródano-Alpes e do departamento de Ródano, na junção do Ródano (Rhône) e do Saône. Dispõe de encantadores restaurantes que servem uma das melhores culinárias do mundo. Vida artística agitada, lojas para todos os gostos, eventos culturais aos montes e recantos excelentes para simplesmente descansar, com praias, rios e colinas. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a região de Lyon aprendeu a integrar com harmonia o lado antigo e a modernidade francesa.

Pontos de interesse

Musée des Beaux-Arts: No coração de Lyon aparece o suntuoso Palais Saint-Pierre e seu museu. Totalmente restaurado, expõe uma das mais importantes coleções de arte da França. Dividido por 70 salas, em 7 mil metros quadrados, revela detalhes do passado da Grécia, do Egito Antigo, mostra esculturas e pinturas da Idade Média.

Instituto Lumière: Foi perto dessa mansão, em 1895, que os irmãos Lumière exibiram o primeiro longa-metragem do mundo “La Sortie des Usines Lumière”. Lugar para deixar cinéfilos malucos com o acervo e obras de arte dos antigos donos. Tem ainda o museu do cinema e uma sala de exibição em que os clássicos tem prioridade.

Ópera de Lyon: No cento da cidade está uma das mais belas construções da região. Do edifício original, do século 18, sobraram apenas as quatro fachadas. Nos anos 90, graças ao arquiteto Jean Nouvel, um imenso vidro passou a dar transparência é ópera. Lá dentro, madeira, ouro e acústica privilegiada.

Igreja San Nizier: Exemplo do estilo gótico, a construção do século 15 se destaca em Presqu’île,região essencial para tornar Lyon Patrimônio Mundial da Humanidade.

Catedral St. Jean: Uma igreja em estilo romanesco absolutamente fascinante. O portal com inscrições dos signos do zodíaco e um relógio astronômico com figuras móveis que marcam as horas merecem fotos e mais fotos. Foi inaugurada no século 15.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Lyon é de maio a setembro, quando as temperaturas estão mais agradáveis.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Francês
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Os cidadãos brasileiros que desejarem se dirigir à França em viagem turística estão isentos da exigência de visto. Esta medida aplica-se exclusivamente às estadas inferiores a 3 meses.
  • Clima: Lyon possui um clima oceânico, com temperatura média de 20 °C no verão e 3 °C no inverno.
  • Maiores informações: http://www.lyon-france.com/ (em francês)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: