Londrina, Brasil

12 jul

Londrina - Catedral Metropolitana

Londrina é um município brasileiro localizado no norte do estado do Paraná, a 381 km da capital paranaense, Curitiba. Importante pólo de desenvolvimento regional e nacional, Londrina exerce grande influência sobre o norte do Paraná e é uma das cidades mais importantes da Região Sul do Brasil. Referência na área médica, pólo universitário e conhecida pela qualidade dos serviços que presta, Londrina passou de um bairro pertencente à Jataizinho a segunda maior cidade do Paraná em seus 75 anos. Quem visita esta bela cidade do norte do Paraná muitas vezes não se dá conta de seu enorme potencial turístico. Cachoeiras, reservas, parques e atividades ao longo do Rio Tibagi são algumas das atrações que a “pequena Londres” oferece.

Pontos de interesse

Calçadão: O Calçadão foi implantado em 1977 e originou-se da reurbanização das Praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins, como projeto do arquiteto Jaime Lerner. Foram interditados alguns trechos para o tráfego de veículos e destinou-se esses locais ao lazer do povo londrinense e de turistas. No Calçadão os artesãos expõem seus trabalhos, grupos de teatro apresentam peças, músicos cantam, dançam e tocam. Além disso, o Calçadão possui bancas de revistas, lanchonetes, choperias, floriculturas, lojas, bancos, restaurantes, teatro e até um coreto.

Autódromo Internacional Ayrton Senna: Este é o terceiro Autódromo Internacional construído no Paraná juntando-se ao de Cascavel e o de Pinhais, na grande Curitiba. Londrina, agora, pode assistir importantes provas do circuito nacional e internacional de automobilismo, como Fórmula 3, Fórmula Ford, Stock Cars, provas de motociclismo e outras. O Autódromo possui uma pista principal com 3.146 metros de extensão, com áreas de escape nas curvas maiores. Ao lado desta pista, halestra para os espectadores que querem acompanhar as corridas por diversos ângulos de visão. Oferece também 30 boxes com capacidade para quatro carros cada, ambulatório médico, heliporto, 06 lanchonetes, torre de cronometragem de 04 andares, camarotes, amplo estacionamento e acomodações com capacidade para 35 mil pessoas. Através da Lei no. 5.803 de 25/06/94, foi modificado o nome do Autódromo para Autódromo Internacional Ayrton Senna, em homenagem ao piloto brasileiro morto em 01/05/1994.

Catedral Metropolitana: A Catedral de Londrina passou por três construções, o que causou uma enorme mudança desde sua forma original. A primeira Catedral foi construída em madeira no ano de 1934 e o primeiro vigário foi o Padre Carlos Dietz . Em 1943 foi inaugurada a Catedral de alvenaria, que mais tarde foi demolida em parte, para dar lugar à nova Catedral, constrída em 1970. Resta apenas uma pequena parte da antiga construção. Em fevereiro de 1967, A paróquia de Londrina foi elevada a categoria de Diocese, assumindo seu primeiro Bispo Dom Geraldo Fernandes. Em novembro de 1970 foi elevada a arquidiocese. Dom Geraldo Fernandes foi também Arcebispo.

Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon: Localiza-se na região central da cidade, ocupando duas quadras com algumas espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva. Foi doado pela Companhia De Terras Melhoramentos Norte Do Paraná. Hoje conta com uma área de 20.000 m², onde se encontram um parquinho infantil, banheiros e bancos para descanso. Recentemente passou por uma grande reforma, durante a qual foi construída uma mini-pista para cooper e instalados aparelhos para exercícios físicos.

Quando visitar?

Londrina pode ser visitada durante o ano todo.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de Londrina é classificado como subtropical úmido mesotérmico, com chuvas o ano todo, mas com tendência à concentração de chuvas no verão. A temperatura média anual fica em torno dos 20°C.
  • Maiores informações: http://www.londrinaconvention.com.br e http://www1.londrina.pr.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: