João Pessoa, Brasil

19 jun

João Pessoa - Farol do Cabo Branco

João Pessoa, fundada em 1585, é uma das mais antigas cidades do País e, por isso mesmo, é o retrato vivo do passado nas ruas e praças que remontam às origens da cidade.

A cidade baixa, a qualquer hora do dia ou da noite, tem sempre atrativos para quem busca na arquitetura dos últimos três séculos o testemunho do processo de desenvolvimento nordestino, além de outros encantos que se traduzem em ancoradouros do rio Sanhauá, casarões antigos, hotéis, igrejas e praças.

Pontos de interesse

Centro Histórico: Em 5 de agosto de 1585, é fundada a cidade Filipéia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa. Verdadeiro monumento vivo, a cidade guardou, ao longo dos seus 400 anos, uma viva impressão dos seus tempos históricos, seja no Parque Barroco – um dos maiores do Brasil, seja na arquitetura de seus antigos casarões e ladeiras que deram o rumo da conquista. Seu núcleo original, situado às margens do Rio Sanhauá, compreendia os assentamentos iniciais da Cidade Baixa nas áreas ribeirinhas, e Cidade Alta, sobre uma colina, que hoje compõem o Centro Histórico de João Pessoa.

Praias: As praias urbanas de João Pessoa conservam a tranquilidade e o aspecto de verdadeiras praias de veraneio. Aqui, a natureza é protegida por lei e a cidade é a única capital do Nordeste que impede a construção de espigões na orla. Quem vem a João Pessoa não pode deixar de conhecer as praias de Barra de Gramame, Pontas do Seixas, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. É na ponta do Seixas que se encontra o Extremo Oriental das Américas, local que justifica o fato de que aqui o Sol nasce primeiro. No Farol do Cabo Branco é possível ter uma visão panorâmica da orla pessoense. Em frente à Praia de Tambaú, está Picãozinho, uma formação de piscinas naturais a 2 km da costa.

Farol do Cabo Branco: Situado no Altiplano do Cabo Branco, o Farol sinaliza aos navegadores o rumo certo ao litoral paraibano. Aqui se avista boa parte das praias urbanas da capital e também a Ponta do Seixas.

Estação Cabo Branco: foi inaugurada no dia 3 de julho de 2008 pelo prefeito Ricardo Vieira Coutinho. Os espaços projetados por Niemeyer proporcionam o experimento científico e o contato com a cultura e as artes. Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico, como o novo cartão-postal da cidade.

Quando visitar?

João Pessoa tem sol o ano todo, mas o verão (de dezembro a março) é a melhor época para aproveitar as praias.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: tropical úmido, em vista da grande área verde existente no perímetro urbano, com temperatura média anual de 26°C. O período chuvoso vai de maio a julho, com chuvas esparsas no mês de janeiro, chamadas chuvas de verão. A umidade relativa do ar tem média anual de 80%, mas entre maio e julho passa dos 85%.
  • Maiores informações: http://www.joaopessoa.pb.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: