Itu, Brasil

13 jun

Itu - Orelhão de Itu

Itu é um município brasileiro do estado de São Paulo, famoso por tudo lá ser de tamanho exagerado. Essa fama foi inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Em 2010, a cidade completou 400 anos e hoje é um dos municípios mais importantes do Brasil, com sua história e fama, que ajudou a tornar o país uma República. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela residirem muitos Barões do Café e autoridades importantes do País.

Pontos de interesse

Casa Imperial: A casa encomendada por Francisco de Paula Souza e Mello, construída com muito requinte e fino acabamento, e que pertenceu posteriormente a Carlos Pereira Mendes, hospedou por diversas vezes a família imperial.

Cruzeiro de São Francisco: No antigo largo de São Francisco, atual Praça Dom Pedro I, um cruzeiro erguido em cantaria trabalho atribuído a Frei Antônio de Pádua, é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII. Dentre os registros iconográficos deste Convento, destaca-se uma excelente aquarela executada por um artista ituano, Miguelzinho Dutra.

Espaço Cultural Almeida Júnior: construído por barões ituanos, sedia o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal, e é também um espaço para exposições e eventos.

Fazenda Maeda: pesqueiro, camping e jardim japonês são atrações fixas, a arena da fazenda sedia grandes shows como do SWU entre outra festas eletrônicas.

Museu Republicano Convenção de Itu: sediou a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista e deu a Itu o título de “Berço da República”.

Orelhão de Itu: é um dos principais pontos da Estância Turística de Itu e um dos responsáveis pela fama da “cidade onde tudo é grande”. Graças ao humorista Simplício, que tinha um quadro no programa “A Praça da Alegria” na extinta TV Tupi, foi que Itu desabrochou para o Turismo. O Orelhão foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela TELESP em 1973, na Praça da Matriz. Homenageado com um banquete na cidade, Higino Corsetti, encerrou seu discurso com as seguintes palavras: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior”. E a Telesp nào podia deixar de instalar, na cidade um Orelhão à  altura da sua fama”, com sete metros de altura.

Semáforo Gigante: Instalado na Praça Padre Miguel, a mesma praça do Orelhão de Itu, o Semáforo Gigante está diante da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Criado originalmente na década de 1970, o Semáforo Gigante passou por uma reforma no final dos anos 80 e mantém-se em funcionamento até hoje. Apesar do tamanho exagerado, fazendo alusão à  fama do município, o Semáforo Gigante serve de fato como sinalizaçào de trânsito, devendo ser respeitado pelos motoristas e pedestres.

Quando visitar?

Itu pode ser visitada durante todo o ano.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Itu possui um clima subtropical, tipicamente frio, por Itu fazer parte da região do estado de São Paulo onde também se predomina o clima frio da região Sul do Brasil. A temperatura varia entre 12ºC e 20ºC, em média. O verão é quente e chuvoso, com temperaturas máximas em torno de 25°C. O inverno é frio e seco, com máximas de aproximadamente 17°C. É freqüente, ao menos, uma vez por ano, as temperaturas abaixarem para menos de 8°C. 
  • Maiores informações: http://www.itu.sp.gov.br/turismo/?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: