Istambul, Turquia

11 jun

Istambul - Basílica de Santa Sofia

Istambul é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa. A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma ínfima minoria de cristãos e judeus.

Pontos de interesse

Basílica de Santa Sofia: também conhecida como Hagia Sophia, é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul). Famosa principalmente por sua enorme cúpula (ou domo), ela é considerada a epítome da arquitetura bizantina e é tida como tendo “mudado a história da arquitetura.”. Ela foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, até que a Catedral de Sevilha fosse completada em 1520.

Mesquita Azul: triunfo em harmonia, proporção e elegância, a Mesquita Azul foi construída em um estilo clássico otomano e o seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Os imperadores Bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o sultão Ahmed I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia.

Palácio de Topkapı: Foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos. Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro (tronos, xícaras, talheres, berços, jóias diversas cravejadas em pedras preciosas), prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.

Museu de Arte Moderna de Istambul: Situado na região de Tophane, este museu exibe obras de artistas turcos e estrangeiros e tem um belo e concorrido café.

Torre de Gálata: é um dos lugares mais chamativos da cidade, domina o horizonte de Gálata. A torre tem uma altura de 66,9 m (62,59 m não contando com o telhado) e conta com nove andares. Quando foi construída, se converteu na estrutura mais alta da cidade. A base da torre se encontra a 35 m sobre o nível do mar. Tem um diâmetro de 16,45 m na base, com 8,95 m de diâmetro interior, e paredes de 3,75 m de largura. O miradouro se encontra a 51,65 m de altura.

Quando visitar?

Primavera e outono são as melhores épocas para visitar Istambul, pois nesses períodos o clima é quente, mas não chega a ser insuportável.

Informações úteis

  • Moeda: Lira turca
  • Idioma: Turco
  • Fuso horário: +2 (UTC)
  • Visto: cidadãos brasileiros não necessitam tirar visto para a Turquia para estadias de até 90 dias em viagens de negócios e turismo.
  • Clima: Istambul tem invernos frios e úmidos, frequentemente com incidência de neve, e os meses de novembro a fevereiro são aqueles com maior pluviosidade. A primavera é quente e úmida com temperaturas amenas entre 12°C e 21°C. Os verões são leves, relativamente secos, com uma temperatura média entre junho e setembro de 26°C, com máxima de cerca de 28°C e mínimas em torno de 18°C.
  • Maiores informações: http://www.istanbul.com (em turco ou inglês)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: