Ipatinga, Brasil

9 jun

Ipatinga - Usipa

Ipatinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Está a 947km de Brasília, a capital federal. A cidade localiza-se exatamente no local em que as águas do rio Piracicaba se encontram com o rio Doce. O desenvolvimento da região deve-se às grandes empresas locais, como a ArcelorMittal Timóteo e principalmente a Usiminas. A cidade ainda se destaca pelo turismo.

Pontos de interesse

Shopping do Vale do Aço: Um dos mais importantes empreendimentos comerciais da região com lojas, áreas de lazer, de alimentação e espaço cultural. Com mais de 10 anos e 2 expansões o Shopping do Vale se concretiza como o maior centro de compras do leste mineiro. Conta ainda com três salas de cinema,

Usipa: É uma área de preservação ambiental da Usiminas com acesso restrito a grupos de estudo, alunos e pesquisadores. O clube, no entanto, é aberto ao público. Possui alojamento para atletas, parque aquático, piscina olímpica aquecida, pista de atletismo, ginásio coberto, estádio de futebol, área de treinamento de voleibol, pista de malha, quadras esportivas além de um centro de biodiversidade que conta com um Zoológico que possui cerca de 500 animais de 36 espécies, trilhas ecológicas, jardim botânico, lagoas e playground.

Centro Cultural Usiminas: é um centro cultural localizado ao lado do Shopping do Vale do Aço. O Teatro do Centro Cultural Usiminas, considerado um dos mais modernos do país, consolida definitivamente a cidade de Ipatinga como um dos maiores pólo cultural do interior de Minas Gerais. O teatro tem capacidade para 720 pessoas e é dotado de equipamentos cenotécnicos e de sonorização do mais alto padrão.

Parque Ipanema: É uma das maiores áreas verdes do país situada dentro de um perímetro urbano. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, cerca de 12 mil árvores plantadas e localizado bem no centro da cidade é uma área aberta a toda a população. O complexo de lazer foi uma das últimas “obras de arte” do paisagista Roberto Burle Marx, e oferece área de lazer com pista para caminhada e ou corrida, lago com ilha, cata-ventos, brinquedos, anfiteatro e quadras poliesportivas. Foi instalado um palco para apresentação de shows e espetáculos, dentro da lagoa. Construído com troncos de eucalipto e assoalho tipo deque, mede 383 metros quadrados. Conta com quadras poliesportivas, campos de futebol, lago com catavento, pista de Cooper e ciclovias, anfiteatro, Farmácia Verde, Horto Municipal, Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, Ginásio Poliesportivo Eli Amâncio, playground, auditório, Parque da Ciência, estação meteorológica e biblioteca ecológica (Ecoteca).

Quando visitar?

Para aproveitar melhor o clima, os melhores meses para visitar Ipatinga são abril, julho e outubro.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de Ipatinga é tropical quente semiúmido, tendo temperatura média anual de 21°C, com invernos secos e amenos (raramente frios) e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas. Os meses mais quentes, fevereiro e março, têm temperatura média de 24°C, sendo a média máxima de 29°C e a mínima de 18°C. E o mês mais frio, julho, de 18°C, sendo 25°C e 11°C a média máxima e mínima, respectivamente. Outono e primavera são estações de transição.
  • Maiores informações: http://www.ipatinga.mg.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: