Ilhéus, Brasil

8 jun

Ilhéus - Cristo Redentor

Ilhéus é um município brasileiro do Estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos. A cidade é conhecida mundialmente por ambientar os romances de Jorge Amado, é considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”. Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias.

Pontos de interesse

Casa de Cultura Jorge Amado: Casa edificada pelo Coronel João Amado de Faria, após ter sido sorteado com um prêmio da Loteria Federal. Foi residência dos Amado e local onde Jorge iniciou seus primeiros escritos. No antigo prédio funcionou a Faculdade de Direito em Ilhéus e, posteriormente, a Delegacia Estadual da Fazenda. Foi doado ao município pelo Governo do Estado da Bahia, na gestão de Waldir Pires, para o funcionamento da Fundação Cultural de Ilhéus. A reforma e transformação em Casa de Cultura Jorge Amado foi realizada em parceria com a Petrobrás e sua inauguração ocorreu em 27 de junho de 1997.

Bataclan: Antigo bordel freqüentado pelos “Coronéis do Cacau”, funcionou até os anos 1940 e ficou célebre por fazer parte da literatura amadiana. Sua proprietária era Antônia Machado, cujo nome, na obra de Jorge Amado, ficou conhecido como “Maria Machadão”. Pode ser visitado diariamente e seu espaço é utilizado para lançamento de livros, vernissages e eventos sociais. O “quarto” de Maria Machadão foi reeditado com móveis da época.

Teatro Municipal de Ilhéus: é uma casa de espetáculos, inaugurada em dezembro de 1932. É considerado um dos melhores teatros do norte e nordeste, um privilégio para a população local. Ele tem capacidadepara 475 pessoas e uma infraestrutura das mais modernas do país.

Cristo Redentor: Localizado na entrada do antigo porto da cidade de Ilhéus, sul da Bahia, teve a participação de de Chirico apenas na elaboração do projeto que foi realizado pelos arquitetos Valdemar Tavares e Salomão da Silveira. O projeto foi inspirado no Cristo Redentor do Rio de Janeiro por vontade do cacauicultor Misael Tavares, figura importante na região.  A obra foi inaugurada em novembro de 1942 pelo Prefeito Mario Pessoa, com a presença do autor do projeto, realizadores e, naturalmente, com a do seu idealizador, na época o maior produtor e exportador de cacau do mundo.

Quando visitar?

Ilhéus tem chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Isso significa que você provavelmente vai pegar sol e chuva em qualquer época.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Ilhéus possui um clima tropical úmido, com temperatura média anual de 25°C, tendo no período de inverno média de 21°C, com média das máximas de 26°C e das mínimas de 18°C. Durante o verão possui média de 25°C, com médias máximas de 29°C e mínimas de 22°C.
  • Maiores informações: http://www.ilheus.ba.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: