Helsinque, Finlândia

30 maio

Helsinque - Tuomiokirkko

Helsinque é a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país. O turismo em Helsínquia é amplamente dominado e ligado à cultura. Além disso, como no resto dos países nórdicos, a arquitetura e o design são de grande importância. O Classicismo inspirou a arquitetura de diversos prédios da cidade. A cidade possui uma rica história, marcada por conflitos contra outros povos, principalmente os russos. Na pequena ilha de Suomenlinna (também chamada de Sveaborg), encontra-se a antiga fortificação no localizada no porto da cidade. A fortificação foi construída pelos suecos para defender a Finlândia, especialmente contra os russos.

Pontos de interesse

Museu de Arte Contemporânea Kiasma: Este edifício de linhas provocativas localizado próximo à estação central traz uma excelente primeira impressão sobre a produção artística contemporânea da Finlândia. Seu acervo conta com uma completa coleção que cobre artes aplicadas e multímidia, mas também um amplo panorama de artistas modernos finlandeses e internacionais a partir da década de 1960. Sua ampla agenda cultural ainda traz excelente mostras temporárias, espetáculos de dança e música e cinema.

Praça do Mercado: Entre gigantescos transatlânticos e diminutos ferry-boats, o antigo mercado de peixes de Helsinque exala simpatia. Espalhadas por um amplo espaço estão barracas que vendem todo tipo de pescados. Ainda mais interessantes são os coloridos quiosques que oferecem pratos preparados com a pesca do dia, que vão da típica sopa de salmão a uma insuspeita paella valenciana. Bom e barato, é uma boa forma de fazer um almoço ao ar livre.

Tuomiokirkko: As verdes cúpulas do alvo edifício neoclássico é o maior símbolo de Helsinque. A catedral luterana projetada por Carl Ludvig Engel domina a praça do Senado e traz um certo ar eslavo, reflexo da época de sua construção, completada em meados do século 19, quando boa parte da Finlândia estava sob domínio russo. Logo à sua frente está a estátua do imperador russo Alexandre II e uma ampla e disputada escadaria, um dos pontos de encontro favoritos da cidade.

Suomenlinna: Um dos mais populares passeios em Helsinque é conhecer sua contribuição para o patrimônio da humanidade, a ilha-fortaleza de Suomenlinna. Por séculos, a cidade foi um ponto estratégico no Báltico, disputado por russos e suecos. Em 1748 estes últimos construíram uma série de fortificações e uma cidadela nesta ilha para proteger a cidade e o porto de Helsinque, um poderoso testemunho da arquitetura bélica da época. Não adiantou muito: em 1808 as forças do czar conquistaram toda a região. Hoje é possível visitar as guarnições, assim como uma igreja do século 19, diversos museus que contam a história do local e da arte bélica ou mesmo só ficar passeando pelo amplo parque.

Quando visitar?

Entre abril e outubro, quando a cidade apresenta agradáveis temperaturas e uma animada atmosfera.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Finlandês e sueco
  • Fuso horário: +2 (UTC)
  • Visto: Brasileiros estão isentos de visto à turismo/negócios para a Finlândia, para permanência de até 90 dias.
  • Clima: O clima da cidade é temperado continental. Devido à influência atenuante do Mar Báltico, as temperaturas no inverno são mais elevadas. As médias em janeiro e fevereiro estão próximas de -5°C. Temperaturas inferiores a -20°C ocorrem normalmente apenas por uma semana ou duas. No entanto, devido à latitude, o dia dura menos de seis horas no inverno. A média da temperatura máxima em junho e em agosto está entre 19°C e 21°C.
  • Maiores informações: http://www.visithelsinki.fi/en (em inglês)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: