Havana, Cuba

29 maio

Havana - Museo de la Revolución

Havana é a capital e a maior cidade de Cuba e encontra-se na província Ciudad de La Habana. Tem cerca de 2,4 milhões de habitantes. Cidade de uma rica tradição histórica e cultural, caracteriza-se por ser eclética e monumental ao mesmo tempo. Havana é repleta de fortificações e estruturas antigas, em sua maioria neoclássicas, que atraem turistas de todo o planeta.

Pontos de interesse

Museo de la Revolución: para conhecer um pouco mais sobre o momento da instalação do regime comunista que vigora na ilha até hoje uma das melhores opções é o Museu da Revolução. Instalado justamente no palácio do ditador Fulgencio Batista, derrubado pela revolução de 1959, o acervo tem objetos e documentos que contam sobre a chegada de Fidel Castro e Che Guevara à capital. Num anexo, fica o iate Granma, que fez o transporte dos revolucionários do México a Cuba.

Capitolio Nacional: criado em 1929, tinha como objetivo abrigar o Senado e a Câmara dos Representantes. Este edifício colossal é visível da maior parte da cidade com a sua imponente cúpula. Em seu interior está a Estatua de la República representada pela deusa grega Atena. Hoje em dia lá é a Academia de Ciencias.

Museo del Ron: Aberto em março de 2000, o Museu do Rum já recebeu mais de um milhão de visitantes. Situado numa mansão colonial do século 18, ele mostra o processo de produção da bebida típica da ilha, desde a plantação da cana-de-açúcar. Durante a visita guiada descobre-se, por exemplo, que, diferentemente da cachaça, obtida pela fermentação da garapa, o rum é feito a partir do melaço da cana. No final, o melhor: provar as variedades da bebida no Bar de Degustação.

Habana Vieja: Bem no coração da cidade, Habana Vieja entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade da  UNESCO em 1982, por sua alta concentração de edifícios históricos e arquitetura única. Na área estão fortalezas como o Castillo del Morro, San Salvador de La Punta e a La Cabaña, todas datadas do período colonial. É também no bairro que se localizam os principais museus e o Gran Teatro de La Habana, famoso pelo aclamado Ballet Nacional de Cuba, além da Plaza de la Catedral, onde se destacam as torres assimétricas da Catedral de San Cristóbal.

Partagás: O tabaco em Cuba tem status de ícone. E não há melhor representante dos famosos charutos cubanos que o Habanos, produzido pela Real Fábrica de Tabacos Partagás. Fundada em 1845 por Don Jaime Partagás, a empresa busca seu fumo nas plantações em Vuelta Abajo (Pinar del Rio) e está localizada em frente ao Capitólio. A visita guiada dá uma boa noção de como se faz um charuto de alta qualidade, sentindo o aroma que pode despertar a vontade de comprar bons produtos na loja do lugar. Talvez você fique tentado a adquirir os cubanos de ambulantes que estão em volta da Partagás, mas convém ficar atento porque, embora mais baratos, eles têm procedência e qualidade duvidosas.

Quando visitar?

Quase sempre faz calor na capital cubana. A temperatura varia de 20ºC a 35ºC durante o ano. Na época mais agradável, de dezembro a abril, os termômetros ficam na faixa dos 25ºC – nesse período, a região lota de americanos. Os melhores meses para fugir dos preços altos e da muvuca são maio e junho. Prepare-se para ventos fortes de julho a novembro.

Informações úteis

  • Moeda: Peso cubano
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: -5 (UTC)
  • Visto: Para entrar no país é necessário ter o passaporte válido por pelo menos seis meses e o cartão de turista devidamente preenchido (inclusive com alguma referência no campo “Endereço em Cuba”). O cartão pode ser obtido no Brasil, por meio da Embaixada ou do Consulado Geral de Cuba. É necessário preencher um formulário, disponível no site oficial do consulado (embacu.cubaminrex.cu). Também dá para comprar o cartão pela agência de turismo que estiver programando sua viagem ou mesmo na hora do embarque, no balcão da companhia aérea. O cartão é válido por 30 dias, período que pode ser prorrogado por mais 30 dias. Na imigração, o visto é carimbado e deve ser retornado ao sair do país.
  • Clima: O clima da cidade é tropical, com estação chuvosa de Maio a Outubro e estação seca de Novembro a Abril. Entre Julho e Novembro o país é afetado por alguns ciclones, mas praticamente todos de fraca intensidade. As temperaturas anuais ficam na média de 25ºC.
  • Maiores informações: http://www.lahabana.com/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: