Galápagos, Equador

15 maio

Galápagos - Ilha de Santa Cruz

As Ilhas Galápagos são uma província do Equador, formada por um pequeno arquipélago no Oceano Pacífico. As ilhas são remotas e isoladas, a 1.000km da costa da América do Sul. As Galápagos constituem-se de 13 ilhas principais, e 6 menores, distribuídas em três cantões. Juntas, elas medem 50.000 km². O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endémicas como as tartarugas das Galápagos.

Pontos de interesse

Ilha de Santa Cruz: é uma das ilhas do arquipélago de Galápagos, e tem com uma área de 986 km² e altitude máxima de 864 metros. As montanhas de Santa Cruz oferecem uma vegetação exuberante e são famosas pelos seus túneis de lava. Grandes populações de tartarugas são encontradas ali. A Enseada da Tartaruga Negra é um local cercado por população humana e costuma ser utilizada por tartarugas marinhas, arraias e pequenos tubarões como uma área para acasalamento. Cerro Dragón, conhecida por sua lagoa de flamingos, também aqui se localiza, e ao longo da costa podem ser avistadas iguanas terrestres.

Ilha Isabela: essa ilha foi nomeada em homenagem a rainha Isabel, esposa de Fernando Rei da Espanha que patrocinaram a viagem de Colombo às Galápagos. Com uma área de 4.640 km² , é a maior ilha do arquipélago equatoriano. Seu ponto mais elevado é vulcão do lobo com uma altura de 1.707 metros. É habitada e sua maior cidade é Puerto Villamil, é localizado na ponta do sudeste da ilha.

Ilha Bartolomé: uma das 13 principais ilhas do arquipélago, é dona de uma das atrações mais visitadas de Galápagos: um mirante natural de onde se vê de maneira única as belezas que formam o belo cenário vulcânico local.

Ilha de São Cristóvão: Belas praias e ótimos pontos de mergulho, com magníficos corais. Muito conhecida pelas famosas tartarugas das Galápagos, cujo principal habitat se encontra nessa ilha. Tem também maravilhosas vistas e paisagens.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Galápagos é entre os meses de junho a novembro.

Informações úteis

  • Moeda: Dólar americano
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: -6 (UTC)
  • Visto: Brasileiros não precisam de visto para o Equador, desde que entrem no país como turistas e fiquem até 90 dias com passaporte válido.
  • Clima: Galápagos tem um clima altamente variável, assim como o Equador continental. Existem duas estações nas ilhas: a estação quente/úmida, de dezembro a junho, quando a umidade é alta e as temperaturas médias rondam os 28°C. Pode haver chuva ocasionalmente, mas geralmente os dias são quentes e ensolarados. De junho a novembro, pode esperar ventos frios, ocasionalmente trazendo com eles garoas e nevoeiro. As temperaturas rondam os 22°C durante o dia e mais baixo à noite.
  • Maiores informações: http://www.galapagos.org (em inglês)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: