Foz do Iguaçu, Brasil

12 maio

Foz do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade do Paraná. É a porta de entrada para as famosas Cataratas do Iguaçu e está localizada próxima à fronteira com o Paraguai e a Argentina. A base da economia da cidade é o turismo, que alavanca também o comércio e a prestação de serviços na região. É o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul.

Foz do Iguaçu conta com uma infinidade de opções de passeios, de lazer, gastronomia e uma vida noturna bastante agitada. Além dos tradicionais atrativos da cidade, outro fator de atração de turistas é a possibilidade de compra de produtos com preços reduzidos na vizinha Ciudad del Este. Durante todo o ano é grande o fluxo de sacoleiros (como são conhecidas as pessoas que compram em grande quantidade no Paraguai para revender no Brasil) que atravessam a Ponte da Amizade apenas para comprar, uma vez que normalmente pernoitam em Foz. Outro atrativo oferecido pelas cidades vizinhas é a possibilidade de conhecer o lado argentino das Cataratas; nas proximidades também é possível frequentar os cassinos, atividade não permitida no Brasil.

Pontos de interesse

Cataratas do Iguaçu: é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Usina Hidrelétrica de Itaipu: é uma usina binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo.

Marco das Três Fronteiras: é um ponto turístico localizado nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco referente ao local de divisa territorial respectivamente entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. Os três, igualmente pintados com as cores nacionais, formam um triângulo equilátero que fixa o limite territorial e a soberania dos três países.

Ponte Internacional da Amizade: liga a cidade de Foz do Iguaçu no Brasil e Ciudad del Este no Paraguai, passando sobre o rio Paraná.

Ponte Internacional da Fraternidade: é a ponte que liga Foz do Iguaçu, no Brasil com a cidade de Puerto Iguazu, na Argentina.

Parque das Aves: é um parque particular do Brasil criado em 1994 e que conta atualmente com 17 hectares de mata nativa, situado próximo às Cataratas do Iguaçu. Possui cerca de 1.000 aves de 150 espécies brasileiras, além de outros exemplares exóticos, constituindo-se assim como o maior parque de aves da América Latina.

Quando visitar?

O clima é bom em Foz e faz calor a maior parte do ano, no entanto, visite a cidade na primavera. Nessa época do ano, a paisagem fica mais bonita e a temperatura mais amena. Nos meses de verão, a temperatura pode ultrapassar 40ºC. No inverno, o termômetro pode chegar aos 7ºC.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -2 (UTC)
  • Clima: O clima de Foz do Iguaçu é subtropical úmido mesotérmico. A cidade tem uma das maiores amplitudes térmicas anuais do estado, cerca de 11°C de diferença média entre o inverno e o verão, isto deve-se a uma menor influência da maritimidade do que a que ocorre em outros municípios. Por isso os verões costumam ser muito quentes, com máximas médias em torno dos 35°C, por vezes chegando a superar a marca dos 42°C e os invernos apesar de, na média, serem considerados amenos, ainda sim propiciarem quedas bruscas de temperaturas que podem fazer a temperatura cair abaixo de zero durante a passagem de frentes frias com a massas de ar polar na retaguarda.
  • Maiores informações: http://www.pmfi.pr.gov.br/portal2/home_turismo/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: