Fortaleza, Brasil

11 maio

Fortaleza - Ponte dos Ingleses

Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Em Fortaleza, o verão dura o ano todo. Além da temperatura média de 27ºC, a cidade tem inúmeras atrações, com uma ampla agenda cultural. Conhecida por seus grandes humoristas (com shows que movimentam a cidade quase todos os dias da semana), Fortaleza é muito mais do que a capital nacional do riso, é para ser sentida. Por isso, não apenas veja, mas ouça, cheire, toque e saboreie a Terra de Iracema. A quinta cidade mais populosa do Brasil não para. Gente acolhedora, litoral belo e extenso, clima acolhedor para a prática de esportes aquáticos, vida noturna agitada, gastronomia rica e variada. Além do artesanato, da cultura, do linguajar e hábitos de nosso povo. Então, desfrute Fortaleza de domingo a domingo, porque ela é a cidade do lazer e da diversão. Uma metrópole alegre, mista. Lugar de gente hospitaleira e prestativa. É vivê-la para sentir todas as suas cores, seus sabores, sua arte, sua molecagem, sua pulsação.

Pontos de interesse

Centro Cultural Dragão do Mar: Inaugurado em 1998, possui 30 mil metros quadrados com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte, o Cine-Teatro, o anfiteatro, a Oficina de Arte e o Planetário.

Theatro José de Alencar: Inaugurado em 1910, o Theatro José de Alencar sintetizou os ideais de “civilização e progresso” do início do século. Tombado como patrimônio histórico nacional, constitui um dos mais significativos monumentos artísticos da cidade.

Beach Park: O Complexo Beach Park é uma estrutura de turismo e lazer localizado a 15 minutos da cidade de Fortaleza, no Ceará. São mais de 180 mil metros quadrados de diversão e emoção, que atrai anualmente aproximadamente 800.000 turistas. Instalado numa área de 55.000 m², o Aqua Park é o maior e mais bem equipado parque aquático da América Latina. Com uma completa estrutura de lazer, o parque oferece diversas opções de entretenimento que inclui Maremoto, a maior piscina de ondas da América Latina; o Insano, o mais alto toboágua do mundo; a Arca de Noé, uma área voltada especialmente para as crianças; o Ramubrinká, uma torre de 24m com 07 toboáguas; e muito mais.

Museu da Cachaça: Pertinho de Fortaleza, ainda em sua região metropolitana, encontra-se um vasto acervo de documentos, fotos, garrafas, tonéis de bálsamo, mapas. Desta forma, a história da aguardente no Brasil é esmiuçada e presenteada ao visitante do casarão construído no século 19. Em meio à paisagem serrana, o museu mantém curiosidades como o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros (registrado no Livro dos Recordes), e um parque com área para esportes radicais.

Ponte dos Ingleses: também chamada “Ponte Metálica”, fica na Praia de Iracema. Foi um projeto de melhoramento da estrutura portuária de Fortaleza. As obras de projeto foram suspensas devido à falta de crédito orçamentário, e sofreram o desgaste natural do tempo e das marés. Este nunca chegou ser usado como porto.

Praia de Iracema: As águas claras da praia de Iracema são poluídas, mas seu calçadão está sempre cheio de gente correndo, caminhando ou apenas contemplando o mar de ondas fortes. A grande quantidade de bares e de restaurantes garante burburinho dia e noite, mas é à tardinha que o movimento aumenta, principalmente na Ponte dos Ingleses, uma plataforma que avança mar adentro e local perfeito para se despedir do sol.

Praia de Meireles: Bastante familiar, a praia de Meireles é arborizada, tem calçadões, feira de artesanato e quadra de esportes. O movimento de turistas é grande, uma vez que a maioria dos hotéis está por lá. Com formações rochosas e mar poluído, não é indicada para banhos.

Praia do Futuro: Preferida dos banhistas, a praia do Futuro ocupa oito dos25 quilômetros da orla da capital. Limpa e bonita, abriga ao longo de seu calçadão diversas barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e delícias da gastronomia regional.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Fortaleza é entre os meses de julho e dezembro, quando o sol é garantido. O período de chuvas vai de janeiro a junho, sendo que nos meses entre março e maio são os mais chuvosos.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Apesar de estar inserida no clima semiárido, sua localização modifica esta realidade por estar entre serras próximas, fazendo com que as chuvas de verão ocorram com mais frequência na cidade e entorno do que no resto do Estado. A temperatura média anual é de 26°C, sendo dezembro e janeiro os meses mais quentes e julho o mais frio, porém com diferenças mínimas de temperatura.
  • Maiores informações: http://www.fortaleza.ce.gov.br/turismo/index.php
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: