Florianópolis, Brasil

10 maio

Florianópolis - Ponte Hercílio Luz

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é uma cidade na Região Sul do Brasil. A cidade de Florianópolis é muito conhecida por suas 42 belas praias. Hoje, a capital turística do Mercosul atrai milhares de turistas durante o ano todo, principalmente durante o verão, tornando-se a 2ª cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros (atrás apenas do Rio de Janeiro). Mas nem só de praias vive o turismo da capital catarinense, o fascínio e a magia de Florianópolis são algumas das tantas razões que trazem, todos os anos, milhares de visitantes na temporada de verão e ao longo do ano para eventos de negócios, culturais, artísticos, esportivos, profissionais, simpósios e conferências, consolidando a Capital como importante sede de eventos. Embora parte da cidade esteja localizada no continente, a grande parte das atrações de Florianópolis se encontram na Ilha de Santa Catarina, o que lhe rendeu o título de Ilha da Magia. O nome da cidade também é carinhosamente abreviado para Floripa por muitos brasileiros.

Pontos de interesse

Ponte Hercílio Luz: Principal cartão postal de Florianópolis, foi inaugurada em 1926, foi batizada com o nome do seu idealizador, e não funciona desde 1982. É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. A Ponte liga a Ilha de Santa Catarina ao continente.

Mercado Público: Utilizado antigamente como mercado da cidade (na época em que os barcos atracavam próximo à ele), ainda hoje funciona com várias lojas. Encontra-se no Largo da Alfândega, próximo ao TICEN – Terminal de Integração do Centro e ao prédio da antiga Alfândega.

Catedral Metropolitana: A matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro foi edificada no mesmo local onde existiu uma antiga capelinha. A Matriz foi projetada por José da Silva Paes, o primeiro governador da antiga Capitania. Já sofreu várias reformas, a maior em 1922, mas preserva a portada original e, no interior, o arco cruzeiro em cantaria, a elaborada porta de madeira da Capela da Nossa Senhora das Dores e os sete altares, onde predominam as linhas neoclássicas. Existe um expressivo acervo de arte sacra, a escultura “Fuga para o Egito”, talhada no Tírol, Áustria, pelo artista Demetz, em dois blocos de cedro, no tamanho natural e que está na Catedral desde 1902, e um órgão de tubos alemão, é de 1922 e os vitrais, confeccionados em São Paulo, são de1949. A catedral é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município.

Fortaleza de Santa Cruz: Foi a principal fortificação do antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, projetada e construída pelo brigadeiro português José da Silva Paes a partir de 1739. Este sistema era composto ainda pelas fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. Pertencente ao Ministério da Marinha, a Fortaleza de Anhatomirim foi tombada, em 1938, como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e atualmente é um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina.

Palácio Cruz e Sousa: Antiga residência oficial do Governador do Estado, o Palácio Cruz e Sousa encontra-se no centro de Florianópolis. O Palácio recebeu visitas ilustres ao longo de sua história, como os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Foi também palco de episódio dramático em função da Revolução Federalista, tendo sido tomado de assalto em 1891.

Praia de Canasvieiras: Praia de mar intermediário entre o mar oceânico e o de baía. Fica aberta para o Norte, e por isso, tem águas claras, areias e ondas suaves.

Praia de Jurerê: Praia longa de mar intermediário, com ondas longas e calmas, areia fina e clara, tendo águas de temperatura agradável, límpidas e de média salinidade.

Praia dos Ingleses: É uma praia oceânica, virada para o norte, extensa, com fortes e longas ondas, areia finíssima, branca e limpa. Suas águas são cristalindas e de temperatura agradável.

Praia da Joaquina: Praia de areias claras e fina, ondas largas e fortes e com muito repuxo. É cercada por grandes e belas dunas, tendo estradas de boa qualidade e uma população local expressiva.

Quando visitar?

O verão é a melhor época para visitar Florianópolis, pois é quando a cidade está mais animada e todas as atrações estão funcionando.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Florianópolis apresenta as características climáticas inerentes ao litoral sul-brasileiro. As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e primavera de características semelhantes. A média das máximas do mês mais quente varia de 26°C a 31°C e a média das mínimas do mês mais frio, de 7°C a 12°C. A temperatura média anual está em torno de 21°C.
  • Maiores informações: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/turismo/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: