Fernando de Noronha, Brasil

8 maio

Fernando de Noronha - Morro Dois Irmãos

Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr, em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores, que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos – o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual.

Fernando de Noronha é um local de mergulho recreativo de nível internacional. Com águas quentes ao seu redor, mergulhos a profundidade de 30 a 40m podem ser feitos agradavelmente sem necessidade de usar roupa de neoprene. Além disso, o arquipélago conta com interessantes pontos de mergulho livre, como a piscina natural do Atalaia, o naufrágio do Porto de Santo Antônio, a laje do Boldró, dentre outros.

O arquipélago possui diversificada vida marinha, sendo comum observar diversas espécies de peixes recifais, tartarugas e eventualmente tubarões e golfinhos.

Pontos de interesse

Morro Dois Irmãos: é uma formação rochosa que emerge do fundo do Oceano Atlântico, na baía de Sancho em Fernando de Noronha. Recebe esse nome devido característica peculiar de estarem lado a lado e possuírem praticamente mesmas formas estruturais.

Boldró: é onde está localizado o centro de convenções do Projeto TAMAR/ICMBio. Seu nome foi dado por militares americanos e é originário da expressão em inglês Bold Rock, que significa Pedra Saliente em português.

Aldeia dos Sentenciados: perto do Palácio São Miguel, sede da administração de Fernando de Noronha, lembra que o isolamento das ilhas serve historicamente aos presídios. Nas celas coletivas e individuais foram acomodados soldados durante a Segunda Guerra.

Forte de Nossa Senhora dos Remédios: localiza-se ao norte da ilha de Fernando de Noronha. Em posição dominante sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio, constituiu-se na principal estrutura de defesa da ilha e do arquipélago.

Praias do Mar de Dentro: são as praias voltadas para o continente. As principais são: Baía e Porto de Santo Antônio, Praia da Biboca, Praia do Cachorro, localizadas na Vila dos Remédios (no centro histórico da ilha); Praia do Meio, Praia da Conceição ou de Italcable, Praia do Boldró, na Vila Boldró; Praia do Americano, Praia do Bode, Praia da Quixabinha, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Baía do Sancho, Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra e Ponta da Sapata.

Praias do Mar de Fora: são as praias voltadas para a África. As principais são: Praia do Leão, Ponta das Caracas, Baía Sueste, Praia de Atalaia, Enseada da Caeira, Buraco da Raquel e Ponta da Air France.

Caminhada Histórica: Iniciando pela Vila dos Remédios, onde se encontra boa parte do Sítio histórico de Fernando de Noronha. O palácio São Miguel, a igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o Forte do mesmo nome, antigos casarios e presídios além do museu histórico são algumas das relíquias para  visitação descobrindo um pouco da história de Noronha que se confunde com a própria história do Brasil. O passeio tem também uma caminhada passando por três praias: Cachorro, Meio e Conceição, esta última sendo um bom local de parada para banho de mar.

Quando visitar?

Fernando de Noronha pode ser visitado em qualquer época do ano. A melhor época para visitar a ilha são os meses mais secos, entre agosto e dezembro.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -2 (UTC)
  • Clima: O clima de Fernando de Noronha é tropical, com duas estações bem definidas, a estação chuvosa de fevereiro a julho, e uma estação seca durante o resto do ano. As temperaturas médias da ilha são de cerca de 25°C.
  • Maiores informações: http://www.noronha.pe.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: