Fátima, Portugal

7 maio

Fátima - Santuário de Fátima

Fátima é uma cidade portuguesa, sede de freguesia, subdivisão de Ourém. Pertence ao Distrito de Santarém, na região Centro (depois da extinta/antiga Vale do Tejo) e sub-região do Médio Tejo. Sua fama mundial se deve ao fato de que, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos, na forma de Nossa Senhora de Fátima.

Pontos de interesse

Santuário de Fátima: localizado na Cova da Iria, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo. Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por “os três pastorinhos”), presenciaram seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19 (alguns autores defendem que foi dia 15). No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Moita Redonda e Lomba de Égua, distando a poucos quilómetros da Cova da Iria, eram os lugares povoados mais próximos. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já uma basílica e uma grande igreja, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.

Igreja da Santíssima Trindade: esta igreja, dedicada à Santíssima Trindade, possui 8.633 lugares sentados e 40.000 m². Trata-se do quarto maior templo católico do mundo em capacidade, tendo sido integralmente pago com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa. A planta é circular por fora e quadrangular por dentro, existindo 12 portas laterais (uma dedicada a cada um dos Apóstolos e uma grande porta central), a Porta de Cristo.

Museu Vida de Cristo: inaugurado em 13 de abril de 2007, constitui-se em um museu temático sobre a vida de Jesus Cristo. É considerado único no mundo. Numa área de 4.400m2, o museu conta com 210 figuras de cera distribuídas em 33 cenas. De arquitetura moderna, em cores claras, o exterior é revestido com granito e cobre. Internamente é dividido em pisos que contam com grande luminosidade e amplos espaços de circulação

Grutas da Moeda: As grutas foram descobertas em 1971 por dois caçadores que andavam a perseguir uma raposa. A curiosidade levou-os a explorar o algar em toda a sua extensão, logo uma sala – a “Sala do Pastor”, repleta de formações calcáreas. Durante perto de dois meses, os dois homens continuaram a escavar as estreitas fendas que se seguiram à primeira caverna, desvendando pouco a pouco as demais salas e galerias que hoje se incluem no percurso visitável. Entretanto foram contratados geólogos e outros técnicos e procedeu-se ao aproveitamento da gruta como atração turística preservando-se rigorosamente as suas características incluindo a paisagem serrana da superfície. A beleza da gruta é assegurada pela diversidade de materiais argilosos e de calcites. Os nomes das salas sugerem as imagens que cada uma evoca ao visitante: “Presépio”, “Pastor”, “Cascata”, “Virgem”, “Cúpula Vermelha”, “Marítima”, “Capela Imperfeita”, “Bolo de Noiva”, “Abóbada Vermelha” e “Fonte das Lágrimas”. A extensão visitável da gruta é de350 metros, atingindo-se uma profundidade de45 metros. A entrada e saída da gruta são feitas em locais diferentes, envolvidas por uma característica paisagem serrana.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Fátima é de maio a outubro, quando milhões de peregrinos percorrem os caminhos de Fátima para estar mais perto do local onde três pequenos pastores – Jacinta, Francisco e Lúcia – afirmam ter visto a Virgem Maria.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: +0 (UTC)
  • Visto: os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em Portugal, para permanência de até 90 dias.
  • Clima: clima de Fátima é mediterrânico, com temperaturas amenas durante todo o ano.
  • Maiores informações: http://www.rt-leiriafatima.pt
Anúncios

Uma resposta to “Fátima, Portugal”

  1. CARMEN PEREIRA NOBRE 5 de abril de 2013 às 0:46 #

    MEU MAIOR SONHO E UM DIA CONHECER ESTE LUGAR LINDO E MARAVILHOSO.TENHO FE QUE ALGUM DIA IRA SE REALIZAR’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: