Dubrovnik, Croácia

29 abr

Dubrovnik - Fortaleza Minčeta

Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia, na ponta do istmo do mesmo nome. É um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático, um porto marítimo e a cidade mais importante do condado de Dubrovnik-Neretva.

Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como “a pérola do Adriático” e “Atenas eslava”, devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única numa região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado grandes figuras das humanidades e das artes. é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, que cai a pique sobre as águas do Mediterrâneo.

Pontos de interesse

Monastério Franciscano: Uma pérola da Cidade Antiga, construída em estilo barroco após o terremoto de 1667, ela guarda um elemento original: um portal e uma pietà dos irmãos Petrović. Dentro, a principal atração para os locais é a tabuleta na parede norte em homenagem ao poeta Ivan Gundulić, cujos restos mortais estão preservados na igreja, em um local não acessível ao público.

Portão de Ploce: Entrada oriental, é um dos extremos da Stradun. O exterior data do século XVII, enquanto que a ponte levadiça de madeira enquanto e a ponte de pedra com dois vãos similares ao da porta de Pile são do século XV. No cimo está uma estátua de São Brás, o padroeiro da cidade. Oferece belas vistas noturnas para o antigo porto.

Fortaleza Revelin: Construída em forma de trapézio irregular entre 1500 e 1538 para proteger o porto, a porta de Ploce e a ponte da cidade. O seu vasto terraço é usado para espetáculos no verão, e recebe festas do Revelin Club DJ e do Festival Dubrovnik.

Muralhas: Um dos ex libris de Dubrovnik, estendem-se ao longo de 2 km à volta da cidade e diz-se serem das mais bem preservadas da Europa. A altura chega aos25 metros nas partes mais altas e a espessura varia entre quatro e seis metros nas partes viradas para terra, sendo sensivelmente mais finas nas partes viradas para o mar. O sistema de torreões e torres destinava-se a proteger a cidade.Foram construídas entre o século VIII e XVI e tem duas secções, uma interior e outra exterior. Existem cinco bastiões, três torres circulares, doze torres retangulares e uma grande fortaleza. A secção exterior tem um muro mais baixo e dez bastiões semicirculares. Um fosso corria ao longo da secção exterior. A defesa da cidade era complementada por duas fortalezas separadas, a de Revelin, a leste, e a de Lovrijenac, a sudoeste.

Fortaleza Minčeta: É a torre mais imponente da cidade antiga, situada na parte norte das muralhas. O seu aspeto atual data de 1464, quando substitui um edifício quadrado menor. Do seu cimo podem-se apreciar das melhores vistas da cidade. Alguns eventos do festival de verão tem lugar no terraço.

Palácio dos Reitores: Antiga residência oficial do reitor, a autoridade máxima da república, é uma construção de meados do século XV, em estilo gótico e renascentista com algumas adições barrocas, que atualmente aloja o departamento de História do Museu de Dubrovnik.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Dubrovnik é de Abril até Outubro.

Informações úteis

  • Moeda: Kuna
  • Idioma: Croata
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: Brasileiros estão isentos de visto à turismo ou negócios para permanência de até 90 dias.
  • Clima: O clima da região é tipicamente mediterrânico, com invernos suaves e chuvosos e verões quentes e secos. No entanto, distingue-se do clima de outras regiões mediterrânicas pelos ventos não usuais e trovoadas. O vento Bura fustiga a costa sul do Adriático com rajadas desagradavelmente frias entre outubro e abril, e as trovoadas são frequentes ao longo de todo o ano, até no verão, quando interrompem os dias quentes e ensolarados. As temperaturas do ar podem variar um pouco conforme a área. Tipicamente, em julho e agosto as temperaturas máximas são de 29°C, caindo à noite para 21°C. Na primavera e no outono as temperaturas máximas andam tipicamente entre os 20°C e os 28°C.
  • Maiores informações: http://www.tzdubrovnik.hr/eng/# (em inglês)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: