Coimbra, Portugal

15 abr

Coimbra - Sé Velha

Coimbra é uma cidade localizada na Região do Centro de Portugal. Foi a primeira capital do país e conta com uma das mais antigas universidades da Europa. Embora atualmente não seja mais a capital do país, é um dos seus maiores centros turísticos e uma das suas maiores cidades universitárias.

Pontos de interesse

Universidade de Coimbra: A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa. Fundada em Lisboa por D. Dinis em 1290, foi definitivamente transferida para Coimbra em 1537, vindo a ocupar os edifícios do Paço Real Medieval. Durante os reinados de D. João V e D. José I, a instituição sofreu grandes reformas, não só em nível do ensino, mas também no que diz respeito à construção de novos edifícios de estilo barroco e neoclássico.

Sé Velha: A Sé Velha de Coimbra é a única das catedrais portuguesas românicas da época da Reconquista a ter sobrevivido relativamente intacta até os nossos dias. A Sé Velha e, em menor grau, as Igrejas de Santiago e São Salvador, são expoentes da fase afonsina do românico coimbrão. Outras igrejas da cidade como a do Mosteiro de Santa Cruz e a de São João de Almedina foram muito alteradas e perderam seu caráter românico.

Sé Nova: O templo pertenceu ao colégio da Companhia de Jesus até à sua expulsão de Portugal, em 1759. As obras iniciaram-se em 1598, mas a Igreja só foi sagrada em 1640. A fachada divide-se em duas fases distintas de construção e concepção. O interior do templo é em plano de cruz latina, com abóbadas de berço e uma cúpula no cruzeiro, com púlpitos quase no centro da igreja, numa concepção artística da contra-reforma.

Convento de Santa Clara-a-Nova: foi construído no século XVII em substituição ao antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, vítima das inundações periódicas do rio Mondego. O mosteiro é um importante repositório de arte portuguesa dos séculos XIV a XVIII e alberga os restos da Rainha Santa Isabel, fundadora do mosteiro original.

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: O Jardim fazia parte integrante da Faculdade de Filosofia Natural e foi criado durante a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, no ano de 1773. Somente terminado no séc. XIX, a sua exuberante vegetação reflete os estudos e intercâmbios botânicos com todos os quadrantes do globo.

Quando visitar?

Se você gosta de frio, os meses ideais para visitar Coimbra são Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Se preferir visitar Coimbra durante as estações mais secas, será melhor escolher o mês de Julho. Os meses de Junho, Agosto e Setembro são ótimos para desfrutar de dias ensolarados. Para férias mais acolhedoras e com menos turistas, a melhor época para visitar Coimbra será nos meses de Outubro a Maio.

Informações úteis

  • Moeda: Euro
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: +1 (UTC)
  • Visto: os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em Portugal, para permanência de até 90 dias
  • Clima: Coimbra desfruta de um clima ameno. A temperatura média anual fica em torno de 15ºC.
  • Maiores informações: http://www.turismodecoimbra.pt
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: