Cidade do México, México

11 abr

Cidade do México - Catedral Metropolitana da Cidade do México

A Cidade do México é o Distrito Federal, capital do México, e é sede dos poderes federais da República Mexicana, que constitui uma de suas 32 entidades federativas.

A Cidade do México é o centro econômico e político do país, a segunda cidade mais populosa do continente americano e é uma das maiores metrópoles do mundo. O Distrito Federal é responsável por 20% do PIB total do México. A área metropolitana da Cidade do México ocupa o 8º lugar das cidades mais ricas do mundo.

Movimentada, divertida, saborosa, colorida e interessante. A Cidade do México é tudo isso, só que em proporções gigantescas. E dá um certo brilho nos olhos saber que você está pisando na segunda cidade mais populosa do mundo. Importante e imponente, a capital mexicana oferece ao turista um mundo de opções. Você pode investir num roteiro cultural e histórico, pois não faltam museus, galerias de arte, monumentos e sítios arqueológicos. Também pode fazer um circuito gastronômico, já que as comidas e bebidas típicas são parte obrigatória e estão por todos os lados. A cidade, ainda, alegra os amantes de um bom jardim, das caminhadas pelas ruas charmosas e, é claro, das boas compras.

Pontos de interesse

Catedral Metropolitana da Cidade do México: é um grande templo católico situado na Plaza de la Constituición.

Plaza de la Constituición: é a principal praça da Cidade do México, informalmente conhecida como “el Zócalo”. É a quarta maior praça do mundo e o centro da identidade nacional do México. A praça está localizada no centro do Centro Histórico da cidade, localização esta que foi escolhida pelos conquistadores por ser antigamente o centro político e religioso de Tenochtitlan, capital do império Asteca. Está rodeada pela Catedral Metropolitana da Cidade do México (ao norte), o Palácio Nacional do México (ao este), sede do Poder Executivo Federal, e o edifício do Governo do Distrito Federal (ao sul), sede do Poder Executivo local. Adicionalmente, a praça está rodeada por edifícios comerciais, administrativos e hotéis. Na esquina noroeste da praça se encontra o Museu do Templo Maior.

Palácio Nacional: é a sede do Poder Executivo federal do México. Acolhe os gabinetes do Presidente do México, do Tesouro Federal e dos Arquivos Nacionais. O local onde se ergue atualmente tem sido ocupado por palácios da classe governante no México desde o Império Asteca e grande parte dos materiais de construção do atual palácio pertenceram ao original pertencente a Montezuma II.

Monumento da Independência do México: foi inaugurado em 1910, mas sua construção começou em 1843; tanto tempo para ficar pronto só pode resultar em uma das mais belas visões da Cidade do México que você poderá ter. Uma das colunas do monumento tem 36 metros de altura e na ponta ergue-se um anjo dourado.

Museu Nacional de Antropologia: são 12 salões imensos que abrigam uma grandiosa coleção de arqueologia do México.

Quando visitar?

A melhor época para visitar a Cidade do México é entre abril e junho ou nos meses de setembro e outubro, que é quando as temperaturas estão mais agradáveis.

Informações úteis

  • Moeda: Peso mexicano
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: -6 (UTC)
  • Visto: Os turistas que possuem visto americano válido e passaporte com validade mínima de 6 meses estão dispensados de apresentação do visto mexicano. Quem não tem visto americano pode solicitar uma autorização de entrada no México através do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE).
  • Clima: O clima na Cidade do México é variado, com diversos microclimas. Curiosamente estes microclimas coincidem com os climas do país. Por exemplo, no norte da cidade é árido, em contraste com o sul, que conta com muito mais vegetação e umidade. O centro é uma zona intertropical, com temperaturas altas, mas esta condição pode ser modificada devido a altitude e relevo, 57% do território tem clima temperado, 33% semi-frio e 10% clima semi-seco.
  • Maiores informações: http://www.mexicocity.gob.mx/ (em espanhol)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: