Chapecó, Brasil

7 abr

Chapecó - Catedral Santo Antônio

Chapecó é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Considerada a capital brasileira da agroindústria e a capital catarinense de turismo de negócios, é privilegiada por já nascer totalmente planejada com largas avenidas de quatro pistas com canteiros centrais, e seu traçado é em forma de xadrez.

Pontos de interesse

Gruta de Sede Figueira: Localizada no Distrito de Sede Figueira, a mil metros da BR-282, o local é composto por três grutas que se formaram na rocha e uma cachoeira com aproximadamente oito metros de queda d’água. A Capela de Nossa Senhora de Lurdes fica em frente a uma das grutas, onde, anualmente, no mês de Dezembro, é realizada Romaria Penitencial para a Santa com a participação de cerca de 5 000 pessoas. Em meio à mata nativa, há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com quinze esculturas em pedra de arenito de um metro de altura por oitenta centímetros de largura, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram criadas pelo artista chapecoense Ciro Sosnoski.

Vale do Rio Uruguai: Na descida da serra da SC-480, com ótima vista para o Rio Uruguai e ponte de divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, o Vale do Rio Uruguai, no Distrito de Goio-En, proporciona bela paisagem que pode ser vista ao longo da serra ou pelo mirante, que fica aproximadamente15 km do centro da cidade. É possível degustar a gastronomia local nos diversos estabelecimentos pelo trajeto. Acerca do km 17 é possível se aventurar numa tirolesa de 400m com visão ímpar do vale.

Monumento O Desbravador: Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de Agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, está um louro simbolizando os papagaios da região. O monumento possui catorze metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa nove toneladas. A obra é um cartão de visitas e ponto de identificação da cidade. Na base do monumento, está o Memorial Paulo de Siqueira.

Praça Coronel Bertaso: Localizada no Centro da cidade, a Praça Coronel Bertaso é um espaço agradável que reúne história, cultura, lazer e descanso. Ao mesmo tempo em que conta a história do Ciclo da Madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950, através de um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m², oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água. Na fonte luminosa, há uma escultura abstrata em metal criada pelo artista plástico Xyko Bracht. Dispõe, ainda, de galeria de arte onde, regularmente, artistas locais expõem suas obras.

Catedral Santo Antônio: Localizada no centro da cidade, foi inaugurada em 08/12/1956, possuindo 02 torres com40 metrosde altura. O projeto é do arquiteto Cristiano Betamin. A vista do alto a Catedral possui formato de cruz. Atrás da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações.

Quando visitar?

Chapecó é mais visitada durante os meses de março e outubro. Isto é principalmente devido ao fato de que as temperaturas não serem extremas. Agosto é outro grande momento para visitação, pois a precipitação é baixa e as temperaturas são agradáveis.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: o clima de Chapecó é úmido mesotérmico, não tem estação seca e depende da Massa Polar Atlântica (inverno e outono) e da Massa Tropical Atlântica (verão e primavera) para as mudanças de estação e temperatura.
  • Maiores informações: http://www.chapeco.sc.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: