Chapada dos Veadeiros, Brasil

6 abr

Chapada dos Veadeiros - Cânions do Rio Preto

A Chapada dos Veadeiros, o mais antigo patrimônio geológico da América do Sul, formada há 1,8 bilhão de anos, é considerada um dos maiores paraísos ecológicos do país. Situada no norte do cerrado goiano, a cerca de 230km de Brasília, a região foi descoberta pela riqueza mineral que ainda esconde em suas terras. A área é fonte de uma natureza incrível. Não faltam atrativos para os viajantes. Grandes montanhas, canyons, minas de cristal, rios, córregos, piscinas naturais, corredeiras e cachoeiras compõem o cenário da Chapada. O local também é vitrine de milhares de espécies da fauna e da flora brasileira. Alguns animais em extinção, como o veado-campeiro, o lobo-guará, a capivara, a ema e o tucano de bico-amarelo, ainda habitam a região.

Pontos de interesse

Vale do Macaquinho: fica à 50km de Alto Paraíso, e sua estrada passa pelo mirante do Vão do Paraná lugar em que acaba a Chapada com um desnível de 800m de altura, um lugar inesquecível. As três principais cachoeiras são: Cânion da Pedra Furada, cachoeira da Caverna e cachoeira dos Dois Saltos, local onde o Macaquinho encontra com o rio Fundão na queda, entrando em um cânion com 40m de altura.

Raizama: Um pouco mais de 3km do povoado de São Jorge, o Sítio Espaço Infinito oferece um dos mais belos atrativos da chapada com uma circuito de caminhada de pouco mais de2 km, onde o córrego Raizama depois de formar uma deliciosa hidromassagem despenca em um cânion de mais de 100m de extensão e em alguns pontos mais 50m de profundidade, percorre-se uma trilha esculpida nas paredes do cânion até as piscinas.

Saltos do Rio Preto: Localizados no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a 1km do povoado de São Jorge, a trilha de aproximadamente 5km passa por minas desativadas de Cristal conhecidas como garimpão. Depois de uma descida de quase 100m de desnível avista-se, do mirante, o salto I do Rio Preto com 120m de altura, mais alguns metros de caminhada e surge a cachoeira de 80m de queda (Salto II), com um poço de quase 200m de diâmetro. Na volta de aproximadamente mais 5km, a subida exige um esforço maior, mas oferece a opção de passar pelas corredeiras para relaxar.

Vale da Lua: formações rochosas cinzentas esculpidas pelo rio São Miguel, que possuem um aspecto “lunar”.

Cânions do Rio Preto: A Trilha dos Cânions, com5,2 km de extensão, leva aos Cânions I e II e à Cachoeira das Cariocas no rio Preto. Os cânions são profundos e estreitos canais esculpidos na rocha pelas águas do rio. Para chegar ao Cânion 1, o mais distante (5,2 km), é necessário caminhar1 km pelo leito do rio. No Cânion II, o rio, logo depois de correr no fundo dos paredões rochosos, forma uma grande piscina natural, onde o banho é possível, havendo restrições em épocas de chuva. Na Cachoeira das Cariocas, o rio forma uma queda d’água com cerca de 15m, pequenas cascatas e uma convidativa praia de areias brancas.

Quando visitar?

Não existe época do ano para conhecer a Chapada dos Veadeiros. O clima, classificado como tropical de altitude, tanto no período de seca, aproximadamente de outubro a março, como no de chuva, aproximadamente de abril a setembro, oferecem peculiaridades de beleza e de aconchego não encontradas em qualquer lugar.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima predominante na Chapada dos Veadeiros é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25°C e pode alcançar até 40°C na primavera. As temperaturas mínimas registradas podem chegar próximos de 10°C ou até menos (no período da noite), nos meses de maio, junho e julho.
  • Maiores informações: http://www.chapadaveadeiros.com.br e http://www.infochapadadosveadeiros.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: